RECIFE-PE-Delações da Odebrecht: delator cita pagamento de propina para garantir duas obras no Porto de Suape



Porto de Suape fica no Grande Recife (Foto: Ascom/Suape)Porto de Suape fica no Grande Recife (Foto: Ascom/Suape)

Porto de Suape fica no Grande Recife (Foto: Ascom/Suape)

Entre as delações enviadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), o delator Carlos Angeiras, ex-executivo da Odebrecht, cita o pagamento de propina para garantir duas obras no Porto de Suape. De acordo com a petição de número 6.671, o dinheiro teria sido entregue a interlocutores do ex-governador Eduardo Campos, que morreu em um acidente de avião em 2014, e do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).

O senador negou, por meio de nota, as acusações e afirmou que “as delações são caluniosas e que todas as obras em Suape, durante a gestão dele cumpriram, com extremo rigor, as exigências da legislação”.

A petição relata um acordo a fim de fraudar o caráter competitivo para a construção do Cais 5 e do Píer Petroleiro, no ano de 2008. Outro ex-executivo da Odebrecht e também delator, João Antônio Pacífico Ferreira, confirmou o pagamento de vantagens indevidas nas duas obras no Porto de Suape. A petição foi devolvida a PGR para nova apreciação.

Em relação construção do Cais 5, Angeiras diz ter pago a propina para Aldo Guedes, apontado como interlocutor de Fernando Bezerra Coelho. Quanto a obra do Píer, o ex-executivo cita que também repassou o dinheiro para Aldo Guedes. Porém, dessa vez ele seria interlocutor de Eduardo Campos.

O senador Fernando Bezerra Coelho, na época secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco e Presidente do Complexo Industrial de Suape, também teria recebido a propina para a construção do Píer Petroleiro.

As quantias teriam sido pagas para evitar “retaliações” durante as obras do Porto de Suape. A propina teria sido solicitada por Aldo Guedes. O valor dado para cada um, Eduardo Campos e Fernando Bezerra, seguiu a proporção de 1,5% a ser faturado pelas empresas no consórcio CBPO, OAS e Andrade Gutierrez.

Na petição, o ministro Edson Fachin ainda lembra que já existe uma denúncia, apurada no inquérito 4.005, contra Campos e Bezerra Coelho. Eles teriam recebido, entre 2010 e 2011, cerca de R$ 20 milhões para a construção da Refinaria Abreu e Lima e R$ 41,593 milhões para assegurar as obras de infraestrutura e incentivos tributários para a implantação do empreendimento. Neste inquérito, ainda são investigados Aldo Guedes e João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho.

Por telefone, o advogado de Aldo Guedes, Ademar Rigueira, afirmou que a defesa não irá se pronunciar até ter acesso ao teor da delação. Em nota, a assessoria de imprensa da Andrade Gutierrez afirmou que não irá comentar a petição. O G1 não localizou a defesa das empresas OAS e CBPO.

Já a assessoria de imprensa do senador Fernando Bezerra Coelho afirmou, em nota, que “as delações são caluniosas e que todas as obras em Suape, durante a gestão dele cumpriram, com extremo rigor, as exigências da legislação no que diz respeito à licitação, contratação e execução dos projetos. Caso autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a investigação – com a devida apuração dos fatos – comprovará a lisura das medidas tomadas por Fernando Bezerra, em Suape”.

A defesa de Bezerra Coelho ainda diz que, até o momento, não foi autorizado o acesso aos autos para que se pudesse conhecer o inteiro teor das delações. Ela ressalta também que “nestes 35 anos de vida pública de Fernando Bezerra Coelho não há qualquer condenação em desfavor do parlamentar”.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.