Rebaixamento e desfiliação: possíveis penas para atitude extrema do Bota


dilma-dirigentesclubes-robertostuckertfilho-pr-2

No Botafogo, todos têm a certeza de que o presidente Maurício Assumpção não seria capaz de levar a cabo o discurso kamikaze de tirar a equipe do Campeonato Brasileiro por conta da crise financeira, como o dirigente deu a entender em reunião com a presidente Dilma Roussef em Brasília, na última sexta-feira. Deixar de disputar a Série A poderia até evitar novas perdas econômicas, mas representaria um prejuízo incalculável para o clube do ponto de vista técnico. Além de ser rebaixado, o Alvinegro correria o risco de até mesmo ser desfiliado da CBF.

O Regulamento Geral das Competições da CBF não especifica penas para tal atitude. No entanto, prevê, em alguns casos, as consequências para um clube que decide abandonar uma competição. O artigo 66, por exemplo, aponta que uma agremiação punida pela Justiça Desportiva por abandono de campeonato de pontos corridos, como o Brasileirão, têm sem efeito todos os seus resultados obtidos até então. De acordo com o parágrafo 1º, se o abandono ocorrer nas últimas três rodadas, os resultados anteriores ainda prevalecem.

No entanto, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva pode optar pelo rebaixamento do Botafogo, que hipoteticamente teria de lutar para se classificar na Série D. Numa medida extrema, a CBF poderia até desfiliar o clube, caso não considere válidas as argumentações.

– Não é possível prever o que poderia acontecer, porque seriam analisadas as circunstâncias desse abandono, caso o clube confirmasse essa intenção. Além disso, o caso teria de passar pela questão jurídica – afirmou Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF.

Com 100% das receitas bloqueadas, o Botafogo ficou sujeito a penhoras depois de ter sido excluído do Ato Trabalhista, que permitia o parcelamento de suas dívidas fiscais sem que houvesse retenção de seus ganhos. Assim, jogadores estão há cinco meses sem receber direitos de imagem, por exemplo.

Apesar do discurso de uma atitude extrema, em General Severiano existe a certeza de que o presidente não chegaria ao ponto de tirar o Botafogo de uma competição como o Campeonato Brasileiro por conta de problemas financeiros. Na conversa com Dilma Roussef, a intenção seria somente dimensionar a gravidade da situação.

– Não ouvi o presidente dizendo isso, mas deve ter os motivos dele, pois está à frente do clube. Mas, sinceramente, não dá para acreditar piamente nisso, porque o Botafogo tem camisa e tem uma história riquíssima. De qualquer maneira, todos usam seus argumentos e nós temos de respeitar. Nossa função aqui é dar treino e fazer o melhor, assim como os jogadores – afirmou o técnico Vagner Mancini.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.