Produção de petróleo e gás recua no RN-PETROBRÁS


download

Nadjara Martins
repórter

A bacia petrolífera do Rio Grande do Norte registrou, no primeiro bimestre de 2014, o menor volume de produção dos últimos quatro anos. De acordo com dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), o estado produziu 58.707 barris de petróleo por dia (bbl/dia) em fevereiro – uma queda de 3,82% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando a produção diária chegou a 61.045 barris. Em janeiro, a média foi de 57.188 bbl/dia, a menor produção desde dezembro de 2010.

O Rio Grande do Norte integra, em conjunto com o Ceará, a bacia potiguar: composta por 83 campos de exploração – é a quinta maior reserva de petróleo terrestre da Petrobras. Sozinho, o RN é responsável por 85% da produção da bacia. O declínio da cadeia do petróleo potiguar não começou este ano. Desde 2010, aponta o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindpetro/RN), houve uma redução de cinco mil postos de trabalho na área.

A produção estadual registrada em fevereiro deste ano foi na contramão da registrada a nível nacional. Segundo boletim divulgado nesta semana pela Petrobras, o país atingiu, em fevereiro, a média de 1 milhão 923 barris/dia, superando em 0,3% a produção do primeiro mês de 2014.

O desempenho potiguar, segundo representantes do setor, é motivado pela diminuição dos investimentos da Petrobras na exploração de bacias  terrestres. “A empresa está priorizando os investimento no pré-sal e, para isso, desloca recursos que eram destinados para as áreas terrestres. A companhia já deixou claro que seu foco mudou”, aponta o secretário geral do Sindpetro, Márcio Dias.

Mudança
Já o economista e consultor em energia, Jean Paul Prates, também aponta que a queda registrada nos últimos dois anos é causada pela mudança no perfil da bacia potiguar. “A bacia potiguar está sendo explorada há quase 30 anos, e não houve mais nenhuma exploração nova. A produção do estado não depende só da Petrobras, mas do investimento do estado em novas bacias de exploração”, apontou o dirigente da Oil & Gas Journal.

No ano passado, a Petrobras anunciou investimento na recuperação secundária de poços do estado, obtida por meio da injeção de água ou gás. De acordo com o coordenador da Redepetro no RN, Doryan Bezerra, a empresa já investiu na recuperação de 300 poços em Alto do Rodrigues, Fazenda Belém, Ubarana e Campo do Amaro. “Só em Alto do Rodrigues a produção aumentou de 15 mil barris por dia para 23 mil barris por dia”, anunciou.

 

 

 

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading