Presidente do TCU aponta falta de planejamento
Para o ministro, é essa falta de planejamento que provoca gargalos nos setores de educação, segurança e saúde. “Não somente a penalização. Condenamos próximo de 7 mil pessoas na última eleição. Mas isso não é suficiente. Temos que mostrar de forma sistemática os indicadores, porque não funcionam a saúde, educação, segurança”, disse.
O presidente do Tribunal de Contas da União também foi incisivo nas críticas às obras da Copa. Segundo ele, a falta de planejamento também estão expostas nesse segmento. “A Copa estamos perdendo na questão da organização porque boa parte das obras de mobilidade não estão prontas e não ficarão prontas. Alguns estádios estão se arrastando para terminarem dentro do prazo”, frisou.
Para João Augusto Nardes, o Brasil já sai derrotado da Copa no quesito organização. “Faltou planejamento para obras da Copa. Nós já perdemos a Copa na organização. Estamos só com 31 obras de mobilidade sendo feitas em todo Brasil. Houve um avanço considerado aqui (no RN). Mas no meu Estado (Rio Grande do Sul), por exemplo, deixou de aplicar R$ 450 milhões porque não fez o planejamento adequado”, avaliou.
O ministro disse que é preciso acabar no país com o “jeitinho”. “Temos que mudar essa cultura no Brasil e estabelecer planejamento. A história do jeitinho brasileiro não está dando certo. Nós vamos passar vergonha agora na Copa porque não nos organizamos de forma antecipada. E isso é lamentável. Mas ainda temos tempo de nos recuperar para os jogos olímpicos e melhorar a imagem do Brasil em termos internacionais”, completou.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook