A qualificação profissional é uma das principais ferramentas para gerar autonomia e conseqüentemente emprego e renda as pessoas, pensando nisso a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) vem capacitando centenas de pessoas nas mais diversas áreas do mercado.
Nesta última quinta-feira (17), o governo municipal promoveu a certificação de mais de 190 alunos dos Cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), realizado em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí.
Maria Concebida da Costa de 48 anos é pescadora, dona de casa e uma das alunas do curso de operador de beneficiamento do pescado. Maria Concebida, que mora próxima a Lagoa de Ponta Grande, segunda maior lagoa de água doce do estado, fala que agora está sabendo aproveitar da melhor forma o paraíso aquático.
“Eu já pesco há anos e vendo o peixe aqui na cidade mesmo, mais ao participar deste curso, soube que já perdi muito dinheiro. Eu vendia o peixe sem nenhum tratamento, hoje já estou produzindo file de peixe, e aproveitando tudo, com isso há uma valorização do preço” fala uma das alunas, que já está sabendo aproveitar os conhecimentos adquiridos. E conclui, “to com muitas expectativas, as encomendas já estão chegando, quero ganhar muito dinheiro e até contratar gente”, revela.
Maria Concebida não é a única a ser qualificada, ao todo 190 alunos foram beneficiados nos cursos de agricultor familiar, horticultor orgânico, programador web, recepcionista de eventos, agente de alimentação escolar, agente de informação turística e operador de beneficiamento do pescado.
O estudante Jorge Soares de 19 anos, também é um desses. “Foi uma experiência muito boa, aprendi muito com esse curso. Antes esse tipo de trabalho precisaria contratar alguém de fora, agora temos pessoas que possam fazer esse tipo de trabalho, e eu pretendo atuar nessa área”, disse o jovem, conclui do curso de programador web.
No início do mês 96 alunos também foram certificados através do Pronatec junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI nos cursos de auxiliar de cozinha, recepcionista, depilador e auxiliar administrativo
Prestigiaram ainda a coordenadora dos Supervisores, Maria Hermínia do Nascimento – que esteve representando o coordenador Geraldo do Pronatec/Escola Agrícola – João Inácio, a supervisora do Pronatec em Ipanguaçu – Fátima Pessoa, a interlocutora municipal do Pronatec – Rayanne Ribeiro, os vereadores, Fonseca Filho e José Antônio os secretários Jeane Dantas (Educação), Edilson Júnior (Finanças e Tributos) e a subsecretária de Articulação Política, Luciene Alcântara, além dos professores.