O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou ontem (19), em São Paulo, os 278 atletas que participarão da Rio 2016. Esta é a maior delegação paralímpica do país ( 181 homens e 97 mulheres) e, pela primeira vez, o país terá representantes nas 22 modalidades esportivas.
Andrew Parsons, presidente do CPB, disse que a meta é alcançar o quinto lugar. “O Brasil não entra em nenhuma das 22 modalidades para ver como é que é, para passear. Nas 22 [modalidades], a gente é muito competitivo”, afirmou. Os jogos serão de 7 a 18 de setembro.
Segundo Parsons, atletismo e natação ainda são os carros-chefes da delegação, mas outras modalidades, como a canoagem, que estará pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos, também representam esperança de medalha.
Joana Neves, atleta da modalidade de natação, eleita a melhor nadadora de 2015 com inúmeras medalhas de Ouro em Jogos pelo Mundo. Ela conta que vem intensificando o ritmo de treinos e espera pronta para fazer o seu melhor e representar a cidade de Natal para o Mundo, afirma.
O ano 2015 de Joana Neves foi marcante, com conquistas como as cinco medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto ou as duas medalhas de ouro e uma de bronze no Mundial Paralímpico em Glascow. A atleta termina 2015 sendo Top 5 em três provas do ranking mundial da sua classe: 2ª nos 50m livre, 3ª nos 100m livre e 5ª nos 50 borboleta.
É uma esperança de ouro na classe dela e o Brasil está junto com você Joana Neves!