Pontos positivos e negativos do Minha Casa Minha Vida como opção para financiamento imobiliário


O Programa habitacional Minha Casa Minha Casa é uma iniciativa do Governo criada na gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva que tem como objetivo principal a contribuição para que famílias de baixa renda possam ter acesso à casa própria através de financiamento.

As famílias são escolhidas através de sorteio e o financiamento do imóvel – e o valor a ser disponibilizado – é escolhido com relação ao número de salários mínimos que a família recebe entre todos os membros.

Minha casa Minha vida
Minha casa Minha vida

Um dos pontos negativos do programa é que, se a renda familiar ultrapassar o valor estipulado pelo governo, o financiamento muito provavelmente não será liberado. Então, o investidor deverá procurar uma instituição financeira para alguma outra forma de negociação. Contudo, na maioria dos casos os compradores conseguem um financiamento de até 96% da residência.

As restrições no CPF podem ser um empecilho para muitos compradores que desejam obter um financiamento pelo banco, porém através do Programa Minha Casa Minha Vida é possível que o investidor se cadastre mesmo com o nome sujo. O único diferencial aqui é que a aprovação de seu cadastro pode ser um pouco dificultada, mas nada que uma organização prévia das suas finanças não resolva o assunto.

Isso nos leva a ressaltar outro ponto importante, se o comprador atrasar o pagamento das parcelas poderá acarretar a perda do imóvel e muito provavelmente a impossibilidade de se cadastrar novamente no Programa.

Por isso, é fundamental que o investidor fique de olho nas prestações e juros, sendo que o valor mínimo na parcela é de R$ 50 por mês. Já os juros, afirma o Portal agenteimovel.com.br são muito menores do que em qualquer outro financiamento disponível, limitando-se aos 6% anuais.

5/5 - (1 vote)



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.