PMDB confirma apoio a Dilma


144425

O PMDB aprovou ontem em convenção nacional o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Desta vez, 59,1% dos delegados do PMDB aprovaram a coligação. Os contrários alcançaram 40,9% dos votos. “Estamos construindo um programa de governo para o País e vamos entregá-lo à presidenta Dilma”, afirmou vice-presidente da República Michel Temer, que trabalhou intensamente pela aliança. “Teremos uma parcela muito ativa no governo. Não seremos apenas aliados; seremos o próprio governo”, acrescentou. O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, defendeu a manutenção da presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), na chapa que vai buscar a reeleição da presidenta.

Durante o evento, Henrique Alves disse que o PMDB tem divisões e divergências com o PT nos estados, “inclusive no Rio Grande do Norte, onde o PT não nos apoia para o cargo de governador”, mas destacou que o PMDB “não tem o radicalismo e a intolerância entre suas marcas” e deve “relevar” essas situações regionais em defesa de um projeto maior. “Mesmo divergindo do PT no meu estado, eu sei separar as coisas”, disse o presidente da Câmara.

Dos 9 delegados do Rio Grande do Norte, apenas a senadora Ivonete Dantas não compareceu à convenção do PMDB porque está de licença médica. Todos os demais convencionais do estado seguiram o voto do presidente do PMDB-RN pela manutenção da aliança PMDB/PT. Além de Henrique Alves, votaram ainda o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho; os deputados estaduais Gustavo Fernandes, Hermano Morais e Walter Alves; o ex-deputado Elias Fernandes, José Maria Melo e Gleire Belchior.

Dilma Rousseff chegou à convenção após o anúncio do resultado e procurou demonstrar confiança na vitória em outubro. “Nós juntos vencemos a eleição em 2010 e juntos nós vamos vencer a eleição em 2014. Juntos vamos fazer o Brasil andar pra frente”, afirmou a petista “Eu preciso do PMDB. Sejamos nós cada vez mais parceiros e irmãos nessa luta que se avizinha.”

Dilma também agradeceu o apoio do PMDB à aprovação de projetos considerados prioritários pelo governo, apesar da “forte oposição” dos adversários. “Mais uma vez, como se o Brasil não tivesse memória, (os adversários) dizem agora candidamente, de forma muito angélica, que ninguém tem o monopólio daquilo que nós fizemos”, atacou a presidenta. Criticada pelos adversários também pela aliança com setores do PMDB considerados “retrógrados”, Dilma afirmou: “Estamos aliados ao que há de mais moderno no País”.

Palanque eletrônico
A aliança com o PMDB assegura a Dilma pelo menos mais 2 minutos e 18 segundos em cada bloco diário da propaganda política, que começa em agosto. O PT, detentor da maior bancada da Câmara, tem sozinho 2 minutos e 47 segundos. Como o PDT – que tem cerca de meio minuto de propaganda – também fechou ontem o apoio a Dilma, só num dia a presidenta agregou quase três minutos para fazer sua campanha na TV.

Dilma e o PT deram prioridade a firmar as alianças de olho no tempo de televisão. A ala rebelde chegou a distribuir um documento com uma série de críticas ao governo Dilma, citando o aumento da violência, problemas na saúde pública, a desestruturação do setor elétrico, as denúncias de corrupção que envolvem a Petrobras e a “condução intervencionista e populista da economia”. “Definitivamente, o PMDB não pode e não deve concordar com esse estado de coisas. O fato é que, nos últimos anos, o partido foi preterido, desprezado e tratado como um mero apêndice do PT. Essa situação é inaceitável”, afirma a carta.

Apesar das críticas do setor rebelado do PMDB, o governo comemorou a continuidade da aliança. “O objetivo era vencer a convenção, (isso) foi alcançado”, disse o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini. “Quero parabenizar todos que trabalharam por esse resultado.”

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading