PF cita ‘colaboração’ da Petrobras e apreende documentos na sede da empresa


6pnu5t3yk2_j9pklunm5_file

A PF (Polícia Federal) esteve na sede da Petrobras, nesta sexta-feira (11), para cumprir mandados de busca e apreensão de documentos como parte das investigações na segunda etapa da Operação Lava Jato, que combate a lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

 

Em nota, a PF informou que “houve colaboração” da Presidência da Petrobras na entrega dos papéis e, por isso, “não foi necessário” cumprir os mandados de busca e apreensão. O comunicado afirma ainda que os diretores e a presidência da petroleira “contribuirão para a continuidade das investigações”.

 

A Petrobras também emitiu nota oficial, por meio da qual confirmou ter recebido um delegado e três agentes da PF e “cumpriu imediatamente Ordem Judicial para entregar documentação referente a uma específica contratação”.

 

Leia mais notícias de Brasil e Política

 

Segundo o comunicado oficial da empresa, a presidente Maria das Graças Silva Foster recebeu os três em uma sala de reuniões e, imediatamente, “acionou a Gerência Jurídica da companhia para tomar todas as providências, com vistas ao cumprimento da Ordem Judicial”.

 

Mais cedo, a PF cumpriu 23 mandados de busca, apreensão e prisão — dois de prisão temporária, seis de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão — nas cidades de São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ) e Macaé (RJ).

 

Além da petroleira, outra empresa que estaria sendo investigada é a Ecoglobal Ambiental, com sede em Macaé (RJ), que fechou contratos sem licitação com a estatal nos últimos anos.

 

Por meio do perfil oficial que mantém no Twitter, a PF informou que, por meio dos mandados, tinha o objetivo de “buscar documentos que auxiliem os trabalhos da investigação”.

 

Operação Lava Jato

 

Deflagrada no dia 17 de março, a operação é fruto de investigação de esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que envolvia quatro doleiros. Entre os doleiros detidos está Alberto Youssef, cuja relação com o deputado André Vargas (PT-PR) acabou custando ao petista o cargo de vice-presidente da Câmara.

 

A PF acredita que o esquema investigado pela Lava-Jato pode ter movimentado mais de R$ 10 bilhões. A polícia diz que o material apreendido nesta sexta-feira contribuirá para os relatórios finais dos inquéritos em andamento.

 

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa está preso desde o mês passado pela Operação Lava-Jato, acusado de envolvimento com Youssef, que lavaria dinheiro de propinas de fornecedores da petroleira. A primeira fase da operação focou doleiros.

 

Leia abaixo o comunicado oficial da Polícia Federal:

 

“Nota à Imprensa – Operação Lava Jato

 

Em referência aos mandados cumpridos hoje, 11/4, no contexto da Operação Lava Jato, a Polícia Federal informa:

 

1 – A Justiça Federal no Paraná expediu mandados de intimação prévia para que a Petrobrás apresentasse documentos. Como houve colaboração, não foi necessário o cumprimento de mandados de busca e apreensão para o êxito na obtenção desses papéis;

 

2 – A Presidência da Petrobrás colaborou com os policiais federais apresentando os documentos, que foram apreendidos e contribuirão para a continuidade das investigações”

 

Leia abaixo o comunicado oficial da Petrobras:

 

“Comunicado à Imprensa

 

A Petrobras recebeu hoje (11/4) e cumpriu imediatamente Ordem Judicial para entregar documentação referente a uma específica contratação.

 

A Ordem Judicial foi expedida pela Seção Judiciária do Estado do Paraná.

 

Um delegado e três agentes da Polícia Federal foram recebidos pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, em uma sala de reunião. Imediatamente, a presidente acionou a Gerência Jurídica da companhia para tomar todas as providências, com vistas ao cumprimento da Ordem Judicial.”

 

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading