PENDÊNCIAS RN -“Se um abrir a boca, abre todo mundo”, diz procurador sobre executivos presos


14_44

Após a prisão de dezenas de executivos e presidentes de empreiteiras investigadas na operação Lava Jato na sexta-feira (14), o procurador-geral da República Rodrigo Janot acredita que a delação premiada será um benefício usado por muitos dos detidos em busca da redução de pena.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, ele disse que a tendência é que eles comecem a falar o que sabem. “Se um abrir a boca, abre todo mundo”, afirma o procurador, que acredita na existência de uma quadrilha por trás dos desvios da Petrobras.

“Isso é um rastilho de pólvora. Quando um começa a falar, o outro diz: ‘Vai sobrar só pra mim?’. E aí eles começam a falar mesmo.”

Janot resume as práticas investigadas em fraude em licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e crime contra o mercado. O procurador conta que, segundo as empreiteiras, os próprios funcionários da Petrobras exigiam o pagamento de propina. Porém, ele não acredita na justificativa.

“Como a concussão te obriga a fazer um cartel, fraudar uma licitação e ganhar um dinheirão? Está sendo extorquido para ganhar dinheiro? Para ter que botar US$ 100 milhões no bolso? Vamos combinar, não é.”

O procurador ainda diz que os vazamentos das delações do doleiro Alberto Youssef foram seletivos e tinham o objetivo de interferir na campanha eleitoral. O procurador afirma que nem o doleiro e o advogado não podiam falar, de acordo com o contrato.

Fonte: R7

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.