Pendências RN; PM irá coordenar esquema de segurança durante o Enem no RN
A Polícia Militar irá coordenar as ações de segurança durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste final de semana em todo o país. No Rio Grande do Norte, serão 447 locais de aplicação, distribuídos em Natal e outras oito cidades da região metropolitana, além de 33 municípios do interior do estado.
De acordo com o coronel Alarico Azevedo, coordenador da segurança do Enem no RN, o trabalho deste final de semana será semelhante ao realizado durante a Copa do Mundo. “Estaremos usando o Centro de Comando de Controle e trabalhando em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, STTU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e demais órgãos envolvidos para garantir a realização do Enem de forma tranquila”, disse ele.
Ainda segundo o coronel, serão 1.032 policiais atuando em todo o estado, tanto nas ruas quanto nos locais de aplicação de provas. “Diferentemente da eleição, no Enem os policiais terão acesso aos locais de prova. Eles serão responsáveis pelo policiamento, escolta das viaturas dos Correios que farão o transporte das provas e poderão atuar quando solicitados pelos responsáveis por cada prédio”, explicou Alarico.
O coordenador disse além de garantir a segurança e integridade de quem estiver fazendo ou trabalhando durante o Enem, a PM vai coibir qualquer tipo de fraude. “Se algum caso deste tipo for constatado, a investigação fica a cargo da Polícia Federal. Nós faremos a abordagem e encaminharemos para o órgãos responsáveis”, contou. “Nas rodovias, a PRF e a STTU terão uma atenção especial entre às 11h e 12h, período em que o fluxo de veículos pessoas é maior nas proximidades dos locais de aplicação. Nosso objetivo é facilitar a ida dos candidatos até o local de prova e manter a ordem pública”, completou.
O coronel falou ainda que 37 locais no RN receberão candidatos sabatistas. “Nestes casos, o processo é mesmo em relação aos demais. A única diferença é que eles começam a fazer a prova a partir das 19h (horário de Brasília, 18h no horário local). Nosso trabalho vai até que o último candidato deixe o local de aplicação e a viatura dos Correios seja conduzida ao local apropriado com os malotes de provas”, explicou Alarico.
Diárias operacionais
O pagamento das diárias operacionais se dá de forma diferente durante o Enem. De acordo com o coronel Alarico, um convênio entre o Inep e a Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed) viabiliza essa verba. “O pagamento da diária é feito através deste convênio. Assim, que arca com os custos do trabalho dos policiais é o Inep”, disse.
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook