ência nas lutas (Salmo 40)
Esperei com paciência no Senhor e ELE Se inclinou para mim e ouviu o meu clamor – Salmo 40:1
A paciência é uma virtude. É com a paciência que suportamos, sem queixas, dores, infortúnios e incômodos que nos assaltam e, ainda assim, continuamos firmes. Paciência é perseverança, é esperar com tranquilidade o resultado desejado.
A Palavra de DEUS no indica o caminho. Ela é lâmpada para os pés e luz para o caminho.
Desde o Salmo 37, o autor vinha nos indicando a saída para as dificuldades da vida.
No Salmo 37 verso 5, o autor nos convida: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele agirá”.
Em seguida, no Salmo 38 verso 15, nos convida a declarar: “Em Ti, Senhor, eu espero”.
Mais adiante, no Salmo 39 verso 12, mais uma declaração de quem precisa de ajuda: “Ouve, Senhor, a minha oração; inclina os Teus ouvidos ao meu clamor”.
Agora o salmista declara que já recebeu a resposta de sua oração, porque ele esperou com paciência pelo agir de DEUS. O Senhor Se inclinou para ele e ouviu o seu clamor.
Interessante notar que a suplica do salmista surge quanto ele esta se sentindo numa situação terrível. Ele diz: “um charco de lodo, de lama”. Seria o pântano da duvida, da incerteza, do desespero?
O Senhor, em resposta, o coloca sobre uma rocha, dando-lhe firmeza, estabilidade, certeza da vitória. Por isso, ele celebra com um “novo cântico”, “um hino de louvor”. Ele quer agora “virar a pagina”, seguir em frente, ter sua experiência como testemunho a outros de uma nova vida. É o que ele diz em seguida: “muitos verão e temerão e confiarão no Senhor”. Aleluia!
E nós, podemos esperar com confiança na resposta do Senhor ao nosso clamor? Podemos já sentir o “novo cântico” em nossos lábios? Nossa “virada de pagina” vai testemunhar a outros a vitória que só o Senhor nos pode dar?
pr.Ezequias Costa