Jornal GGN – Decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a rescisão de contrato entre a Petrobras e a Schahin.
A estatal tinha notificou a fornecedora sobre o fim do contrato em razão de atrasos no pagamento de parcelas do financiamento tomado pela Petrobras para a construção da sonda de perfuração Vitória 10.000.
Na decisão, o juiz Marcelo Barbosa Sacramone, da 2ª Vara de Falências e Recuperações de São Paulo, também determinou a realização de uma audiência de conciliação entre as empresas.
A dívida da Schahin ultrapassa US$ 2,1 milhões. A fornecedora reconhece a dívida, mas diz que a unidade está parada em manutenção e que não tem como pagar as parcelas.
No ano passado, a empresa suspendeu a operação de 5 das 6 sondas contratadas, e a Petrobras encerrou os contratos. Atualmente, a Vitória 10.000 é a única sonda da Schahin contratada pela estatal.
A Schahin é investigada na Operação Lava Jato por participação no esquema de propinas, e teve sua recuperação judicial homologada em março. A delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, afirma que o contrato com a estatal envolveu o pagamento de propinas para políticos.