PENDÊNCIAS RN -Entre o direito à moradia e a penhora do bem de família


download (1)O Direito Urbanístico se ocupa, entre outros assuntos, na regulação jurídica do uso e da ocupação do solo, notadamente dos espaços habitáveis, envolvendo, por conseguinte, uma das funções básicas das cidades, isto é, a habitação, a qual é condizente com o direito social de moradia previsto na Constituição Federal.

Tendo o Brasil tantos déficits habitacionais, a locação de imóveis continua sendo a alternativa de que se vale um sem-número de brasileiros, para fins de moradia.

Já não constitui novidade, visto que levada a efeito em 1991, a alteração legislativa promovida pela Lei do Inquilinato por que se estabeleceu a penhorabilidade do imóvel residencial do fiador de um contrato locatício imobiliário, mesmo quando considerado bem de família.

Devido à solidariedade da dívida existente entre o locatário e o fiador, passou-se a questionar a isonomia da referida penhorabilidade por atingir somente o bem de família deste, bem como o fato de tal penhorabilidade desrespeitar o direito social de moradia do fiador.

Com efeito, não faltou dissidência doutrinária e jurisprudencial referente ao tema, inclusive no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por seu turno, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), mediante a Segunda Seção[1], corroborou recentemente o entendimento pelo qual o credor pode penhorar o bem de família do fiador de contrato locatício imobiliário.

Portanto, ao candidato a fiador num contrato de locação de imóvel, recomenda-se buscar conhecer, antes mesmo de assumir o status de garante contratual, todas as perspectivas jurídicas do seu ato de fiança.

Rate this post

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading