Blog do Levany Júnior

PENDÊNCIAS RN-Avanço em saneamento é insuficiente para atingir meta, diz Instituto Trata Brasil

Se permanecer o atual ritmo, o Brasil não deve cumprir, no tempo previsto, as metas de universalização dosaneamento básico, previstas pelo governo federal para serem concluídas até 2033, de acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico – revelou o Ranking do Saneamento Básico, divulgado hoje (28) pelo Instituto Trata Brasil.
“A principal conclusão é que o avanço obtido em saneamento, nos últimos cinco anos, é relevante, mas insuficiente [comparando-se ao plano nacional]”, disse Édison Carlos, presidente executivo do instituto,  à Agência Brasil.
O ranking avaliou os serviços de água e esgoto das 100 maiores cidades do país – nas quais vivem em torno de 80 milhões de pessoas, ou 40% da população do país – e demonstrou que os avanços ainda são poucos. “A maior parte dessas cidades não vai atingir todos os indicadores, principalmente de tratamento de esgoto e redução de perda de água”, disse ele.
Segundo o levantamento – com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, de 2013 –, das 20 maiores cidades no ranking [a maior parte na Região Sudeste], oito já atingiram a universalização dos serviços, e as demais se encaminham para atingi-la nos próximos anos. Já entre as 20 menos beneficiadas com saneamento, nenhuma atingirá a universalização dos serviços até 2033, caso mantenham o ritmo atual de avanço.
LEIA MAIS »
Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5
Rate this post
Sair da versão mobile