O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, proibiu quiasquer manifestações de apoio eleitoral a candidatos nas eleições 2014 por parte dos padres e diáconos durante as celebrações em honra dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú. A advertência foi publicada nesta quinta-feira (2).
Além de padres e diáconos, a advertência é dirigida aos fiéis e ministros leigos engajados nas pastorais, movimentos ou serviços da caridade da igreja.
De acordo com a Arquidiocese de Natal, a advertência atende à recomendação da promotora eleitoral Rosane Cristina Pessoas Morena e o descumprimento “implicará na imposição de medidas extrajudiciais e judiciais graves para a Arquidiocese”.
Mártires
No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, às 9h30 do dia 3, feriado estadual, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Lá, a programação festiva vem sendo desenvolvida desde o dia 23 de setembro.
Já no Santuário dos Mártires, em Uruaçu, a programação será intensa, na próxima sexta-feira. A primeira missa será celebrada, às 7 horas. Depois, às 10h e às 12h, também haverá missa. A partir das 10 horas, haverá atendimento de confissões. A partir das 14 horas, acontecerá show com a cantora católica, Fátima Santos, de Natal. Às 16h, haverá show com Elba Ramalho, e, às 18 horas, concelebração eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, será lançada a campanha em prol da beatificação do Padre João Maria, sacerdote potiguar que se dedicou à prática da caridade.
Os Protomártires do Brasil, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, foram beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Hoje, eles são os padroeiros do Rio Grande do Norte.