PENDÊNCIAS RN -“Alienação eleitoral” é o segredo para vitória no 2º turno
O que os estatísticos definem em nomenclatura própria por “Alienação eleitoral”, deverá definir as eleições no Rio Grande do Norte nesse segundo turno. Simplificando: “alienação eleitoral” é o universo de eleitores que optam por não votar em candidatos que disputam aquele pleito. Eles estão entre os que se manifestam ”Branco”, “Nulo” ou “Abstenção” (ausência).
A conquista desse contingente apontará para que lado os sinos vão dobrar, dando vitória a um dos protagonistas. Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB) sabem disso. Como fazer para atrair essa multidão é a chave do êxito nas urnas. De 2.326.583 eleitores aptos ao voto no primeiro turno, a Justiça Eleitoral computou 1.483.371 votos válidos ao Governo do Estado.
A abstenção até que ficou em nível histórico, com 16,83%. Foram 16,29% de votos anulados e 7,05% em branco. Uma multidão de 843.212 eleitores ignorou olimpicamente a existência dos dois candidatos, além dos três demais que participaram da corrida eleitoral no primeiro turno.
Por Carlos Santos
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook