O enredo dessa história está mais para uma trama de ficção com capítulos impublicáveis, pautados por conluio, traição e golpe, onde no final venceu a democracia partidária.
No dia 09 de agosto, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores aprovou a Resolução n. 01/2020 onde ficou determinado que a Candidatura própria para prefeito nos municípios seria prioridade no Partido dos Trabalhadores nessas eleições, no caso de Pendências, treze dias depois, o mesmo colegiado aprovou a Resolução n. 02/2020, onde determinou que a cidade teria candidatura própria e que o seu candidato seria Paulo Barreto.
O fato mais recente dessa história aconteceu nessa quarta-feira, 10, quando o Diretório Estadual do PT resolveu dissolver o Diretório Municipal, em função de sua desobediência em cumprir as determinações Partidárias. “Não nos deixa feliz saber que foi preciso chegar a esse ponto para que a decisão do Partido fosse respeitada. Porém, a Democracia e Vontade Partidária e do Povo mais uma vez saem vitoriosas”, disse Paulo Barreto.
Com a decisão, será instituído um novo Diretório Municipal. “O Partido dos Trabalhadores (PT) será sempre favorável a candidatura própria, ainda mais, quando a Candidatura é viável”, declarou o pré-candidato a prefeito pelo PT, Paulo Barreto, que após uma longa batalha, vence as forças ocultas que tentaram em vão comprometer o futuro do seu projeto.