PARNAMIRIM RN- O batismo da operação, traduzido da expressão “Paranãmirim”
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), na Região Metropolitana de Natal, a Operação Pequeno Rio, com o objetivo de apurar atos de corrupção e lavagem de dinheiro atribuídos a um ex-secretário de Parnamirim/RN, identificado como Naur Ferreira, que se apresenta como pré-candidato a prefeitura da cidade, além de reunir provas de corrupção ativa, relacionadas a contratos diversos celebrados entre empresas e o referido município.
Na ação, a PF mobilizou 65 policiais e está cumprindo 13 mandados judiciais de busca e apreensão em Natal e São Paulo. A investigação teve início com a notícia de que o então secretário apresentava um patrimônio expressivo e incompatível com os seus rendimentos. Como a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público daquela cidade já havia instaurado um procedimento investigativo sobre o caso, a Polícia Federal obteve o compartilhamento de dados com o Ministério Público do RN.
Além disso, a PF reuniu indícios de corrupção passiva do investigado, supostamente praticada no interesse de uma empresa contratada pelo município de Parnamirim, a partir de repasses de recursos federais. A apuração preliminar confirmou as suspeitas, tendo ainda sido constatado que parte dos bens do ex-secretário estaria em nome de terceiros.
Com a instauração do inquérito policial, ao longo da investigação, surgiram evidências de que o investigado também recebia vantagem indevida de outras fontes, com certa regularidade. O batismo da operação, traduzido da expressão “Paranãmirim”, em tupiguarani, é alusivo ao significado do nome da cidade onde ocorreram os fatos, “Pequeno Rio”.
Tribuna do Norte
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook