25/10/2015
Estudantes recebem linhas especiais de ônibus para chegar à PUC-PR
Os estudantes que fizeram a prova na PUC-PR tiveram acesso a ônibus especiais adicionados às principais linhas que passam pelo movimentado local da prova. “Tentamos fazer a nossa parte, que é trazer o pessoal para a PUC-PR e depois levar os estudantes embora”, diz Adriel Zokarkin, 35, que trabalha há quatro anos como motorista, mas atende o plantão deste domingo pela primeira vez. “Por enquanto está tranquilo. Mas sempre temos que gritar ‘que vai pro Enem’ nos pontos one paramos, pois essa é uma linha especial”, complementa.
Saiu o tema da redação!
Avisa o MEC: o tema da redação do Enem 2015 é “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Tweet do ministério foi publicado logo após o fechamento dos portões.
Sem atrasos no RS
Diferentemente do sábado, quando dezenas de candidatos tiveram de correr para não perder a prova, o domingo não registrou atrasos no campus do PUC-RS, maior local de exames do Enem no Rio Grande do Sul. O fechamento dos portões foi tranquilo e com poucas reclamações.
“Familia Enem”
A estudante do terceiro ano de geografia Eliete Castro Arecippo, 52, sabe bem o prazer da aprovação no Enem e agora torce e ajuda pela filha, de 17 anos, e o marido, de 53, que fazem neste fim de semana prova em Maceió. Pela manhã, ela acompanhou a filha Ana Letícia até a prova. “Sempre ajudo estudando com ela. Agora mesmo, na vida, vim falando sobre mobilidade urbana, que pode ser um tema da redação. Na minha família ninguém para de estudar”, disse.
Portões fechados!
Para quem não conseguiu entrar, agora só em 2016. Prova começa às 13h30 (horário de Brasília) e vai até 18h.
Estudante do PR revisa juros compostos de última hora: “caiu no ano passado”
As inscrições para o Enem foram abertas em março. Mas há ainda quem deixe para fazer revisões de última hora enquanto os portões da PUC-PR não se fecham. “Estou estudando juros compostos. Isso caiu no ano passado”, diz Felipe Bratfisch, 17, que pretende conseguir uma bolsa para estudar medicina. Ana Luiza Neiva d’Oliveira, 16, quer também ser médica e presta o exame enquanto trainee. “Estou dando uma olhadinha em uma apostila de resumo. Já quero ficar preparada para quando fizer a prova definitiva”. Quem aspira a entrar no curso de serviço social é Eloah Rolandi, 19. “Estudei o ano inteiro. Não quero encher muito a cabeça agora”, diz a jovem enquanto checa o feed de notícias de seu Facebook. “Acho que a crise política e financeira pela qual o Brasil passa é que vai ser o tema da redação”, opina a jovem..
Candidata tem um palpite para o tema da redação: redução da maioridade penal
A cantineira Isabel Carvalho, 55, disse ter ficado “meio perdida” na prova de ontem. Segundo ela, química a deixou confusa. Ela vai fazer a prova deste domingo na PUC-BH, no bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Ela pretende cursar assistência social. E disse crer que o tema da redação será sobre a redução da maioridade penal.
Cadeirante faz prova no 7º andar em AL, mas elevador evita percalços
O candidato Tiago dos Santos, 30, faz Enem pela segunda vez. Cadeirante, este ano ele presta exame no 7º andar do Centro de Ensino Superior de Maceió. Apesar da dificuldade, ele diz que não teve problemas de acessibilidade. “Ano passado fiz prova aqui, no térreo, mas esse ano me subiram. Mas tem elevador e toda assistência, não tenho problemas” contou o jovem, que quer cursar Direito.
Uma mensagem de “boa prova”
Os estudantes Luana Rosa, 20, e Daniel Peticor, 20, balançam placas em frente à PUC-PR, em Curitiba, desejando “boa prova” aos estudantes. “Esperamos fazer com que os participantes não se desesperem, pois sofri muito no vestibular”, diz Luana, que cursa Arquitetura. A dupla faz parte da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) e, assim como outros dos membros da organização, incentiva quem se prepara para fazer o exame. “A gente se organizou e decidiu dar uma força para todos”, comenta o universitário, que faz Design. “Boa prova, amigo!”, declaram ambos em tom enérgico. “Valeu, velho!”, replicam os ansiosos participantes deste segundo dia (25) de prova.
Trânsito intenso nos arredores da PUC-RS; abertura de portões sem incidentes
Maior local de provas do Rio Grande do Sul, com 11.800 candidatos, o campus da PUC-RS abriu os portões ao meio-dia sem registro de incidentes. O trânsito nas imediações do local já está intenso, apesar do domingo.
UOL Cursos Online
O nível do seu inglês é Rock’n’Roll?Responda 7 perguntas e descubra se você tem um inglês rock’n’roll. Teste Agora!
UOL Curso de InglêsÉ o momento de investir em você, destaque-se no mercado de trabalho.
Experimente 30 dias grátis!