PARNAMIRIM RN-Cunha não cai porque interesse da oposição é outro


0,,18663319_303,00

Apesar de investigação, presidente da Câmara não deve ser alvo de processo de cassação. Além de ser figura central para um impeachment, ele protege outros investigados na Lava Jato.

Jornal GGN – Apesar das investigações contra Cunha tomarem corpo, a queda ainda é um tanto quanto difícil de acontecer. O presidente da Câmara e quadro do PMDB, Eduardo Cunha já teve ativos congelados na Suíça, teve Janot afirmando que ele teria recebido 5 milhões de dólares em propinas, teve o que quiser listar, mas ainda é a peça-chave na crise de governo para que impeachment de Dilma aconteça. Sua missão maior é a derrubada da presidente e, caso caia, tudo vai por água abaixo junto com ele. Para a oposição, momento é complexo: ruim com ele, pior ainda sem ele orquestrando o golpe.

Do Deutsche Welle

Entenda porque nem as contas na Suíça devem derrubar Cunha

Seis meses depois de classificar inquéritos da Operação Lava Jato contra políticos como “piada”, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vê as investigações contra ele ganharem força.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (1º/10), o Ministério Público da Suíça afirmou que congelou ativos de Cunha e de seus familiares em várias contas no país, depois de um banco levantar suspeitas sobre lavagem de dinheiro, em abril. Com a impossibilidade de extradição, as autoridades suíças transferiram as investigações à Procuradoria Geral da República (PGR).

Cunha já é alvo de denúncia na Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Cunha teria recebido ao menos 5 milhões de dólares em propina para viabilizar a contratação do estaleiro Samsung, responsável pela construção de dois navios-sonda da Petrobras, entre 2006 e 2012.

“Até então, parecia que havia apenas indícios. Pelo que se divulgou sobre as investigações na Suíça, as provas são agora muito consistentes, inclusive com extratos. As consequências podem, portanto, ser muito sérias”, avalia Maria Tereza Sadek, professora do Departamento de Ciência Política da USP.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.