Prefeito Ivanes Lacerda, de Patos, afixou o próprio número do celular em repartições públicas da cidade — Foto: Acilene Candeia / Prefeitura de Patos
O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda (MDB), tomou uma decisão inusitada para se aproximar mais da população do município paraibano. Desde essa terça-feira (12), ele vem afixando em locais visíveis das repartições públicas municipais um adesivo com o seu telefone celular. Apenas no primeiro dia do novo “serviço”, ele diz ter recebido algo em torno de 40 telefonemas da parte dos cidadãos locais.
Por ora, o adesivo já foi colocado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, mas os trabalhos seguem nesta quarta-feira (13) e a ideia é que ele seja colocado em todas as outras repartições públicas. “Não é nada de populismo. É um canal a mais que quero abrir com a população”, explica.
O gestor, inclusive, garante que tenta atender pessoalmente todas as ligações. E mesmo quando isso não é possível, por causa de alguma solenidade ou agenda política, liga de volta assim que dá. “Retornar os telefonemas é um ato de respeito à população que liga querendo falar com o prefeito e não consegue de primeira. Estou fazendo isso entre um compromisso e outro desde então”, prossegue o prefeito.
Ivanes Lacerda pondera que três temas principais dominam as ligações até o momento: saúde, iluminação pública e entupimento de galerias fluviais. O terceiro deles, inclusive, uma atribuição da Cagepa, que é uma empresa do Governo da Paraíba, mas que acaba sobrando como demanda para o prefeito.
“Isso é natural. O prefeito, o vereador, é sempre o mais próximo. Aqueles que a população procura primeiro. Nesses casos, tentamos ajudar como dá. Tentamos também repassar as demandas aos responsáveis”, disse o prefeito.
Prefeito Ivanes Lacerda, de Patos, afixou o próprio número do celular em repartições públicas da cidade — Foto: Acilene Candeia/Prefeitura de Patos
Patos está localizada no Sertão paraibano e é considerada uma cidade de médio porte, possuindo uma população aproximada de 110 mil habitantes. Politicamente, passa por um período interno tenso. Ivanes é o quarto prefeito a assumir a cidade desde a última eleição municipal, realizada em 2016.
O prefeito eleito Dinaldo Wanderley Filho (PSDB) foi afastado em 2018 após ser denunciado na Operação Cidade Luz, do Ministério Público da Paraíba. O vice, Bonifácio Rocha (PPS), assumiu em seu lugar, mas renunciou em abril deste ano. Foi quando o então presidente da Câmara, Sales Júnior (PRB), assumiu o mandato. Ele ficou apenas quatro meses no cargo e também renunciou em agosto.
Novas eleições, indiretas, foram convocadas. E aí Ivanes Lacerda acabou eleito. “A cidade de Patos passa por um momento muito delicado e é importante escutar os seus eleitores”, comentou.
De acordo com o gestor, que está no cargo há menos de três meses, a Prefeitura de Patos tem um grave desequilíbrio entre receita e despesa que precisa ser corrigido urgentemente. “Estamos auditando regularmente as despesas e as receitas. Analisando nossas despesas com pessoal e com contratos de um lado, auditando nossas diferentes formas de arrecadação de outro. Para assim tentar reorganizar as contas públicas”, concluiu.
Veja também
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.