Papa pede para pessoas não serem fundamentalistas


size_590_papa-francisco

Cidade do Vaticano – Em uma homília na missa deste sábado (02), o papa Francisco destacou a importância de não ser um “fundamentalista”, mas sim se preocupar com o povo.

Ele destacou o exemplo do jesuíta São Pedro Fabro, dizendo que ama seu estilo de vida “porque ele pode escolher entre fechar-se no fundamentalismo, em ideias únicas, sem correr nenhum risco, mas escolheu ficar com as pessoas, de ficar com que tinha um pensamento longe do dele e de fazê-lo de acordo com um espírito de discernimento”.

São Pedro Fabro foi, ao lado de Santo Inácio de Loyola, um dos fundadores da Companhia de Jesus.

Eles fundaram a congregação que ia junto com os europeus quando estes descobriram as terras do Novo Mundo.

Os jesuítas levaram o cristianismo a outros povos e Fabro foi declarado santo por Francisco no ano passado.

A missa teve a presença de jovens jesuítas, que elogiaram a postura do pontífice, que pediu para que todos se abraçassem no local.

“Ele tem sobriedade, simplicidade e um modo muito concreto de se colocar, de ficar ao nosso lado. Tive, em alguns momentos, a sensação de dividir algo com um irmão, um irmão mais velho”, disse Nicolo Mazza.

 

15 fotos do primeiro ano do Papa Francisco

O Papa Francisco conquistou o mundo em seu primeiro ano de pontificado – veja 15 fotos marcantes de sua trajetória até agora

VINCENZO PINTO/AFP/Getty Images

O cardeal Jorge Bergoglio aparece na sacada para o público presente na Praça São Pedro, no Vaticano. A primeira aparição do Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica. O primeiro papa latino-americano e o primeiro não-europeu em mais de um milênio. (13/03/2013)

São Paulo – Há exato um ano, o cardeal argentino Mario Bergoglio era encontrado “no fim do mundo” para se tornar o Papa Francisco: o primeiro papa jesuíta, o primeiro latino-americano e o primeiro não-europeu em 1200 anos.

De lá para cá, o Papa atingiu um nível de carisma e popularidade pouco visto entre seus antecessores. Ele sorri mais, ri mais, se mostra mais disposto ao contato direto com os fiéis. Dispensou luxos e ouro. Ele parece feliz.

Para muitos, era o ar moderno que faltava à Igreja Católica para não ficar parada no tempo e conquistar fiéis entre os milhões de jovens. Era a lição de humildade que também faltava.

Ele começou a combater a corrupção noVaticano, abriu as contas do banco da Igreja, se mostrou muito mais rígido diante dos casos de pedofilia.

Também se mostrou mais aberto sobre a questão do casamento gay e um tanto de esquerda em questões econômicas.

Resultado: foi eleito a personalidade do ano pela revista Time e foi parar até na capa da revista Rolling Stone. Em um muro do Vaticano, até um grafiti mostra um Papa Francisco com ares de super-herói de quadrinhos americanos.

Veja a seguir 15 fotos marcantes de seu primeiro ano de pontificado:

 

Saiu o novo app de EXAME.com para iPhone! Quem já tem o antigo, basta atualizar. Quem não tem, baixar.

Já foi no novo site móvel de EXAME.com? Basta digitar exame.com num iPhone, iPad ou Android.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.