Papa envia cardeal ao Iraque para apoiar cristãos


papa

France Presse08/08/2014 08h38 – Atualizado em 08/08/2014 09h10

 

Papa envia cardeal ao Iraque para apoiar cristãos

Francisco anunciou envio de Fernando Filoni antigo núncio no Iraque.
Objetivo é dar apoio à população cristão perseguida pelo Estado Islâmico.

 

 

Da France Presse

 

 

O Papa Francisco enviará o cardeal Fernando Filoni ao Iraque, antigo núncio neste país, para apoiar a população, em parte cristã, que foge diante do avanço dos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), anunciou nesta sexta-feira (8) o Vaticano.

O porta-voz do Pontífice indicou que “diante da grave situação, o Santo Padre nomeou o cardeal Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, como seu enviado com o objetivo de expressar sua proximidade espiritual com as populações que sofrem e fornecer a solidariedade da Igreja”.

Em uma breve declaração, Federico Lombardi indicou que o cardeal Filone viajará rapidamente, mas que a data e o itinerário eram analisados no momento.

O enviado de Francisco viajará ao Curdistão iraquiano, para onde se dirigem as pessoas deslocadas no norte do Iraque, segundo Lombardi.

“Está previsto que também forneça uma ajuda da parte do Santo Padre” aos refugiados, disse o porta-voz, ressaltando que o Papa respondia, assim, ao apelo lançado na véspera pela comunidade internacional para ajudar as comunidades cristãs e yazidis deslocadas, entre outras.

O cardeal Filoni, que não acompanhará o Papa em sua visita à Coreia do Sul de 13 a 19 de agosto, também se reunirá com as autoridades políticas e os bispos da região, acrescentou Lombardi.

Filoni, núncio no Iraque e na Jordânia de 2001 a 2006, foi o único representante estrangeiro que continuou em Bagdá durante a intervenção militar americana de 2003 para derrubar o ditador Saddam Hussein.

Apelo
Nesta quinta-feira (7), Francisco fez nesta um apelo urgente à comunidade internacional para proteger a população do norte do Iraque, em grande maioria cristã, que tenta fugir do avanço do EI.

O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou que o pontífice “se une aos apelos urgentes dos bispos” da região pela paz e pediu à comunidade internacional que proteja e garanta a ajuda necessárias às pessoas em fuga.

Os jihadistas que nesta quinta assumiram o controle de várias cidades do norte do Iraque, provocaram a fuga de 100 mil cristãos e retiraram as cruzes das igrejas.

 

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.