A PALAVRA DO DIA-Por que a demônios que só saem com jejum e oração?
A demônios que só saem com jejum e oração, disse Jesus aos discípulos que não conseguiram expulsar um espirito maligno de um garoto.
O contexto é a transfiguração de Jesus (leia Mateus 17) e a questão sobre Elias. Logo após estes eventos um homem encontra a Jesus e solicita a ele que expulse um espirito maligno de seu filho, já que “os seus discípulos não puderam curá-lo”.
Observe que a expressão utilizada pelo pai do garoto é curá-lo e não expulsá-lo. Isto porque, se observarmos o versículo 15, o pai do garoto diz que ele “muitas vezes cai no fogo ou na água”. Portanto é obviou que o menino estava com sérios problemas físicos.
Jesus cura o menino e logo os discípulos perguntam a ele o porquê não conseguiram expulsar o espírito. Jesus fala a eles sobre a fé, e logo em seguida dispara: “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” Portanto esta é a história por trás da frase chave deste texto. Vejamos agora o porque Jesus dize-lá…
Por que a demônios que só saem com jejum e oração?
Agora que você sabe o contexto histórico da fala de Jesus, vou explicar o porque, na minha visão, Jesus disse isto.
Jesus disse isto não porque o demônio era mais forte que os outros, mas sim por causa de quem o expulsava! Observem que a fala anterior a esta é sobre o poder da fé, no entanto, a fé precisa vir acompanhada da comunhão (oração) e da elevação do espirito sobre a carne (jejum). Quando se diz que o “justo viverá pela fé”, não significa andar somente com a esperança sobre aquilo que nunca viu mas ir além: manter a comunhão com aquilo que não se expressa de maneira visível e isto só é possível com oração e jejum.
Mas nos nossos dias o jejum e a oração se tornaram algo super paganizado! Enquanto Jesus dizia para falarmos com o pai em secreto, as pessoas de hoje em dia preferem fazer da oração e do jejum um espetáculo público, pois são farisaicas em seu modo de ser e nem sabem…
Até Já!
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Boa palavra! Boa reflexão.
Muito boa palavra!