A PALAVRA DO DIA-O Altar é lugar de três coisas: ENTREGA, Sacrifício e Aliança…


O Altar é lugar de três coisas: ENTREGA, Sacrifício e Aliança…

eis 18.30b

“Então, Elias disse a todo o povo: chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do Senhor que estava quebrado.”

O altar é lugar para três coisas:

1. ENTREGA – 2. Sacrifício – 3. Aliança

O MONTE FUMEGANDO

“E todo o monte Sinai fumegava, porque o senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaca subia como fumaca de um forno, e todo o monte tremia grandemente.”

Êxodo 19.18

Basicamente, uma estrutura ou um lugar elevado em que se oferecem sacrifícios ou se queima incenso em adoração ao Deus verdadeiro ou a outra deidade. a palavra hebraica “mizbéahh” (altar) deriva do verbo radical “zaváhh” (abater; sacrificar) e refere-se assim basicamente a um abatedouro ou a um lugar de sacrifícios. (Gênesis 8:20, 12:21 e 16:2) de modo similar, a palavra grega “thysiastérion” (altar) deriva do verbo radical “thýo”, que também significa “abater; sacrificar”. (Mateus 22:4; Marcos 14:12) a palavra grega “bomós” refere-se ao altar dum deus falso. — (Atos 17:23).

No passado bíblico o altar sempre foi lugar santo e muito temido. Um lugar para desafios hercúleos e para gigantes da fé. é aonde não se vai por qualquer motivo. Vai para buscar a Deus e suas respostas. Revendo a História Hebréia o povo de Deus encontrava-se no deserto já havia três meses da partida do Egito e acampados defronte ao monte Sinai. Deus havia escolhido e pedido a Moisés que subisse ao dito monte e lá o patriarca permaneceu por longos quarenta dias num jejum sobrenatural com o Senhor Jeová. No momento em que deus se manifestou o monte se transformou num gigantesco altar de sacrifício.  Jejuando por um tempo tão prolongado e num esforço sobre-humano e impensável o homem mais manso da face da terra, o líder, o servo, com toda certeza se rende e entrega sua alma, praticamente sua vida que literalmente fica nas potentes mãos divinas naquele momento de uma comunhão tão especial a qual nenhum homem até então jamais havia experimentado. Era o El Shaday, o próprio Deus Altíssimo no monte que, ao mesmo tempo em que fumegava também vigorosamente tremia. Foi ali o lugar escolhido onde Deus falou com o homem, falou com a humanidade transmitindo Sua vontade. Entretanto, ao líder, o servo Moisés entrega-o as tábuas da Lei, o decálogo, os estatutos e as ordenanças onde continham os desejos divinos os quais deveriam ser cumpridos pelo povo hebreu para agradar e louvar ao Deus Eterno por toda a vida.

Analisando este tão lindo e sublime momento onde a potente presença celeste pairava sobre o Sinai percebo que o altar é realmente o lugar de entrega, sacrifício e aliança e de submissão à vontade do Pai. Uma entrega sem nada de reservas. Davi diz isso em Salmos 37.4,5. O próprio salmista se expressa e pede isso com ardente desejo no coração ao Senhor para ficar na Sua presença (salmos 27.4).  Queria aprender a se entregar a Deus de uma forma sem receios. Amado (a) irmão (a) saiba que o altar é lugar de o ser humano se reencontrar e fazer uma auto-análise (1 coríntios 11.25) para mudar de atitude ante novos desafios na caminhada cristã. Em João 3.16 há uma expressão bíblia que bem conhecemos “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho… (grifo nosso). Analisando a expressão “dar, entregar, devolver” percebe-se que são termos semelhantes os quais nos dao uma clara ideia de compromisso. Deus fez isso conosco. Ele deu, ou melhor, entregou seu único filho como o cordeiro mudo por nos de uma forma tao dolorosa e triste num altar incomum: numa horrenda, cruenta, dura e pesada cruz. Dependurado por horas ele não gemeu, não reclamou e não murmurou ou rogou pragas sobre seus algozes. Ele amou… ele amou… ele nos amou ate o fim! Era a mais pura e linda entrega que o mundo já havia presenciado. ELE estava ali entre dois ladrões malfeitores. Deus fez isso, Deus fez assim, entregou o melhor que possuía no céu  por mim e por você, por nós, vis pecadores desde o ventre materno (Sl 51.5). O altar da entrega foi na cruz, meu amado… Na rude e triste cruz!

Você já meditou quantas e quantas vezes se entregastes tão pouco a ELE? ELE não nos pede muito. Há uma doçura no que Deus deseja de nos ele quer nossa fidelidade. Meditemos: Quando Moisés desce do monte… Que momento maravilhoso! O rosto do patriarca brilhava refletindo a doce glória divina que pairava sobre si! Você pode até perguntar… mas eu já entreguei a minha vida a ele quando o aceitei. Isso já basta! Não, não  é tudo quando há milhares de almas oprimidas pelo adversário ainda a alcançar pelo evangelho de Cristo. Lembre-se de Atos dos Apóstolos 1.8? Temos o nobre dever sermos testemunhas do que Jesus fez em nosso coração, a transformação de vida que o Espírito Santo operou pelo processo da regeneração e da santificação. E lá em nossa casa? Não há nada dizer? Então a entrega parte do princípio de que todos nós temos uma chamada para o ide. E só atende a esta chamada quem se entrega de todo o coração no altar.

Percebeu que é chegado o tempo de entrega? Tempo de novos desafios. De se lançar nos braços do pai, deixando que nos leve a novas experiências sobrenaturais com o sagrado, com o Espírito Santo de Deus e dizer: “Eis me aqui” (Isaías 6.8).  Não demore a compreender que o próprio Senhor o tem convocado para estar diante de um altar restaurado e fumegante da presença Dele para tocar-te. Seu coração ainda não arde, não fumega, não se comove (Lucas 24.32)? Não sentes a poderosa presença do Espírito dentro em si? Venha para o altar, lugar de incondicional entrega… Aleluias!

Continuação 1. ENTREGA – 2. Sacrifício – 3. Aliança

—————————————————————————————————————————————–

* Pr. GILVANDER GREGORIO DE LIMA. Ministro do Evangelho (Cad. CGADB n° 036261). supervisor do setor 10 da IEAD em Porto Velho/RO.  Mestre em Teologia pela FAETEL/SP. Casado com Valdirene e tem dois filhos, Juninho e Gabriela. É tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia/Brasil. Contatos via Msn [email protected] e email [email protected]

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.