Você sempre acha que nunca tem o suficiente? Você consegue confiar que Deus dará o que você precisa, e não apenas o que você quer?
Todos os dias após o almoço um homem de negócio comprava pipoca de um ambulante de rua. Então, numa quarta-feira, ele encontrou o pipoqueiro fechando a sua barraca ao meio-dia e se assustou muito:
_ Alguma coisa errada? Perguntou.
Um sorriso enrugou o rosto sereno do pipoqueiro.
_ De maneira alguma. Está tudo bem.
_ Então por que você está fechando a barraca?
_ Para poder ir para casa, sentar no meu terraço e beber chá com minha esposa.
O homem de negócio não entendeu muito e contestou:
_ Mas o dia está longe de acabar. Você ainda pode vender!
_ Não preciso – respondeu o dono da barraquinha – Já ganhei o suficiente hoje.
_ Suficiente? Isso é um absurdo! Você deveria continuar trabalhando.
O velhinho ágil, parou e olhou para o seu visitante bem vestido.
_ Por que eu deveria continuar trabalhando?
_ Ué, para vender mais pipoca!
_ E por que vender mais pipoca?
_ Porque quanto mais pipoca você vender, mais dinheiro você ganhará. Quanto mais ganhar, mais rico você vai ficar. E quanto mais rico você ficar, mais barracas de pipoca poderá comprar. Quanto mais barracas comprar, mais vendedores venderão o seu produto e mais rico você ficará. E, quando você tiver dinheiro suficiente, poderá parar de trabalhar, vender suas barracas, ficar em casa e sentar-se no terraço com sua mulher e beber chá.
O homem da pipoca sorriu e disse:
_ Ué, então eu posso fazer isso hoje! Eu já tenho o suficiente. Aliás, eu já sou rico, pois tenho paz, uma esposa que me ama e um Deus que supre todas as minhas necessidades!
Como vemos, a ganância tira a satisfação das pessoas e faz elas pensarem que só quem tem dinheiro é feliz nessa vida. Que engano! Os nossos pais e avós viviam com muito menos do que temos hoje e eram muito mais felizes do que as pessoas dessa geração. Veja o que Jesus disse em Lucas 12:15-21:
“Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. Então lhes contou esta parábola: “A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. “Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?’ “Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus“.
Jesus não estava dizendo que poupar dinheiro é pecado! Ele quis mostrar que aquele homem estava preocupado somente com as coisas da terra e desprezou a verdadeira riqueza: sua vida com Deus. Muitos cristãos têm dificuldade em lidar com dinheiro pois acreditam que Deus não está interessado nessa área de suas vidas, mas a Bíblia fala mais de dinheiro do que qualquer outro assunto. Ela nos ensina a como ganhar, poupar, doar e até gastar dinheiro da forma correta. Mas a grande diferença entre os ensinamentos da Bíblia e os ensinamentos deste mundo, é a questão da perspectiva. A sociedade faz de tudo para você focar seu tempo e seus esforços somente no tempo presente, mas a Bíblia diz para você basear a sua vida na perspectiva da eternidade, pois essa vida é passageira e não somos donos de nada.
Por isso coloquei abaixo alguns versículos que falam sobre dinheiro e da importância de não colocá-lo no lugar de Deus. Você pode ter ambição na vida de querer crescer e prosperar, mas você nunca deve ser ganancioso.
“É melhor ter pouco com o temor do Senhor, do que grande riqueza com inquietação”(Provérbios 15:16).
“Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante” (Provérbios 11:28).
“Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos” (Eclesiastes 5:10).
“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mateus 6:24).
“Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos” (1 Timóteo 6:9,10).
LEIA TAMBÉM:
Aprenda a lidar com dinheiro
Histórias para reflexão
Onde está o seu coração?
Não deixe o dinheiro destruir seu casamento
Como lidar com o desemprego