A PALAVRA DO DIA-COLHEMOS O QUE SEMEAMOS


OLYMPUS DIGITAL CAMERA“Não se iludam: Deus não se deixa enganar – Pois  o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.”
Enquanto Paulo incentivou os cristãos a compartilhar e fazer o bem, ele os lembra do princípio da semeadura e da colheita. Se o passado nos ensinou alguma coisa é que toda causa traz o seu efeito, e cada ação tem uma conseqüência. Olhemos para a jardinagem como um exemplo: Se plantamos uma laranjeira vamos colher laranjas, se semeamos joio, colhemos ervas daninhas. O mesmo acontece em nossas vidas o bom vai produzir boas coisas e o mau leva à maldade.
O caráter não pode ser falsificado, nem podemos colocar ou arrematar como se fosse uma peça de roupa para satisfazer os caprichos do momento. Como as marcas na madeira que estão enraizadas no coração da árvore, o  caráter necessita tempo e carinho para o crescimento e desenvolvimento. Assim também, a cada dia, nós escrevemos nosso próprio destino, porqueinevitavelmente nos acabamos sendo o que fazemos. No final, todos nós somos a soma total de nossas ações.
Nosso estado atual revela muito sobre a nossa história. O que somos hoje é devido ao que fizemos no passado. Nós somos os únicos que precisam ter um desejo de mudar  e devemos aceitar a responsabilidade por nossas ações, pois Deus vai exigir isso de nós um dia; tanto no “tribunal de Cristo” – 2 Coríntios 5:10; ou no julgamento do grande trono branco” – Apocalipse 20:11-15. Somos nós que devemos decidir.  
Na vida temos duas opções.
1. Ou nós semeamos para a carne porque – “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição” – Gálatas 6:8 a. Isto implica a obras da carne descrita em Gálatas 5:19-21 “Porque as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Portanto, aquele que semeia a carne ceifará a corrupção, a tristeza, a doença, a condenação, e não herdará o reino de Deus, e em vez disso, vai experimentar a ira de Deus! – (Efésios 5:5-7)
2. Ou semeamos para o Espírito – “mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” –  Gálatas 6:8b. Isto implica andar no Espírito – “Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”- Gálatas 5:16-17. Portanto, aquele que semeia para o Espírito ceifará a vida eterna, vida abundante, a salvação. Também irão colher os frutos do Espírito que é: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-controle” – Gálatas 5:22-23.  
Não podemos fazer ambos – (veja acima – Gálatas 5:16-17); assim que caminho vamos tomar? 
Devemos semear ao espírito fazendo bem a todos, especialmente aos nossos irmãos – Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” – Gálatas 6:10. 
Este é o contexto das declarações de Paulo sobre semear e colher, Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” – 2 Coríntios 9:6-7.
O que nós seremos amanhã será devido as decisões que tomamos a cada momento de cada dia. Nós podemos mudar, se não gostamos do que somos hoje. Podemos nos dirigir a Cristo e Ele nos ajudará a fazer-lo o Senhor e  Salvador de nossa vida: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” – 2 Coríntios 5:17 
Paulo nos diz: Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” –Romanos 12:1-2. Assim praticando a sua presença nos transformamos em uma nova pessoa. Haverá uma transformação dinâmica na sua vida quando você está vivendo sob Seu senhorio; quando isto se realiza, você o saberá; outros o saberão e todo o céu será consciente do poder de transformação do Espírito Santo na sua vida. 
É vital para você realizar: O que ocupa e domina sua vida, pensamentos, desejos e ações a cada dia? Está minha mente fixada em como eu posso agradar meu Deus e Salvador em todas as coisas que eu digo, penso e faço? Tenho tempo para adoração e honrá-lo humildemente e fervorosamente, posso dizer honestamente que eu tenho rendido incondicionalmente a minha vida e vontade ao Seu senhorio absoluto? Ou ainda estou vivendo minha vida da minha maneira? Só pensando no que eu desejo e quero, meus planos e propósitos, o que me satisfará agora, não considerando e obedecendo os mandamentos de Deus que Ele me deu na Bíblia; Seu projeto e plano para uma vida humilde, santa e gratificante. 
A vida eterna espera por aqueles que estão dispostos a semear para o Espírito e pacientemente fazendo o bem … Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.” – Romanos 2:7
Lembre-se que você colhe o que planta, você colhe mais tarde o que você semeia, e você colhe mais do que você semeia.
Anúncios
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.