Padre de Fortaleza distribui rapadura em troca de material reciclável


rapadura_2

12/10/2014 07h42 – Atualizado em 12/10/2014 07h42

Padre de Fortaleza distribui rapadura em troca de material reciclável

Padre Bessa circula com o ‘Rapadura Móvel’ pelas ruas do Mucuripe.
Pároco recolhe lixo reciclável para doar a catadores.

Do G1 CE

Rapadura Móvel (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Famílias do Bairro Mucuripe separam material reciclável para entregar no Rapadura Móvel (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

O trabalho de um padre vem chamando a atenção da comunidade do Bairro Mucuripe, em Fortaleza, fora da igreja. Aos sábados, padre Bessa circula com o seu “Rapadura Móvel” pelas ruas para trocar lixo reciclável por saquinhos de doce típico cearense. O pároco conhecido pelos fiéis pelo espírito inovador e solidário está há um ano na paróquia de Nossa Senhora da Saúde.

Padre Bessa é conhecido na comunidade pelo espírito inovador (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Padre Bessa é conhecido na comunidade pelo espírito
inovador (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

A bordo de uma Parati bem antiga, padre Bessa anuncia no som a chegada do “Rapadura Móvel” e, em pouco tempo, a vizinhança sempre aparece disposta a colaborar.  De acordo com a pároco, a cada sábado ele chega a distribuir de 700 a 1000 sacos com pedaços de rapaduras. Em compensação, o carro fica cheio de recicláveis que depois são doados a catadores.

‘É incrível. Cada rua que a gente passa, as pessoas saem de casa, limpam o quintal, separam o material. O importante é deixar o quintal limpo para acabar tanto com a dengue quanto com essa agressão ao meio ambiente”, avalia o padre.

A rapadura gigante presa ao teto do carro ajuda a divulgar da campanha. As crianças são as mais engajadas em recolher lixo reciclável. “Eu fico na rua e, quando eu ouço o som, vou logo correndo e pego garrafa para dar para ele”. diz o estudante Francisco Gabriel Rodrigues.

Quando não está celebrando missas, o padre Bessa conta que está envolvido em projetos sociais. Além do rapadura móvel,  ele dá aulas sobre cidadania, leitura, ecologia. Em troca, pede às crianças para trazerem latinhas e garrafas pet para doação. A comunidade tem aprovado as iniciativas. “Ela faz a diferença porque ele revoluciona a comunidade. Ele não está só na igreja. Ele está em um trabalho missionário”, a afirma a pedagoga Solange Costa.

Padre Bessa distribui doce em troca de lixo reciclável no 'Rapadura Móvel' (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Padre Bessa distribui doce em troca de lixo reciclável no Rapadura Móvel (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.