Os profissionais da Construção Civil
Historicamente, o desempenho do mercado da construção civil acompanha a economia brasileira. Logo, o mercado de trabalho desse setor é cíclico, com períodos de alta demanda e, consequentemente, altos salários, e épocas em que os níveis de desemprego prejudicam a empregabilidade em todos os cargos e profissões. Confira alguns profissionais que trabalham no setor da construção civil.
Arquiteto e urbanista
É o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos, incluindo prédios, praças, casas, escritórios, hospitais, museus, escolas, pontes, dentre outras. Para planejar e organizar os espaços o arquiteto leva em consideração as necessidades de quem utilizará a construção acabada.
No Brasil, esses profissionais são regulados, orientados e fiscalizados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Quanto ganha um Arquiteto Projetista: R$ 5.339,00 (em outubro/2016. Fonte: Salariômetro)
Os cinco melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo (Graduação)
Grandes arquitetos brasileiros e internacionais
Engenheiro Civil
É o profissional responsável por projetar, gerenciar e executar obras de construção civil. O profissional de engenharia civil atua em todas as etapas de uma construção, seja de sobrados, prédios, pontes, viadutos, túneis, rodovias, ferrovias, barragens etc.
De acordo com a especialidade, é responsabilidade do engenheiro civil a análise do solo, a definição dos tipos de fundação, do partido estrutural, da impermeabilização, dos acabamentos e todos os sistemas incorporados a um empreendimento.
O engenheiro civil responde também pela execução, coordenando equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, zelando pelos padrões de qualidade e de segurança. A profissão de engenheiro civil se organiza conforme a disciplina de estudo do profissional, podendo ser: geotecnia e fundações, estruturas, cobertura, revestimento, sistemas, instalações, fechamentos, alvenaria, impermeabilização, dentre outras.
Algumas funções que podem ser exercidas pelo engenheiro civil: diretor de negócios de obras de infraestrutura, gerente de obras, gerente de engenharia, coordenador de obras, coordenador de engenharia, supervisor de engenharia, engenheiro de obras, gerente de logística e suprimentos.
Salário médio (por Especialidade)
Grandes engenheiros civis brasileiros e internacionais
Os cinco melhores cursos de Engenharia Civil (Graduação)
Perito em engenharia
Com formação técnica em engenharia civil e conhecimentos que permeiam o mercado e o direito imobiliários, o perito em engenharia tem como função coletar e analisar informações relacionadas às condições técnicas de imóveis, máquinas ou sistemas da engenharia.
No caso de sinistros, é o perito engenheiro civil quem avalia as causas, determinando se o acidente decorre de falha estrutural, patologias, anomalias ou desempenho incompatível com as necessidades da situação. Assim, o trabalho do perito é fundamental para determinar se houve má execução, erro de projeto ou problema com os materiais.
Como é o perito quem elabora o laudo que vai orientar a decisão do juiz no caso de uma ação judicial, é interessante que esse profissional tenha conhecimentos de direito relacionados ao Código Civil e à disciplina processual.
Quanto ganha um perito em engenharia?
Operários
Mestre de Obras
Apontador de Obras
Pedreiro
Técnico em Construção Civil
Armador
Servente ou Ajudante de Obra
Carpinteiro