OLINDA-PE-BRASIL-Oitenta bonecos gigantes desfilam atraindo foliões em Olinda
Oitenta bonecos gigantes desfilam atraindo foliões em Olinda
Este ano, o japonês da PF e o astro David Bowie são as maiores novidades.
Concentração aconteceu no Alto da Sé ao som de muito frevo.

Centenas de foliões se concentraram no Alto da Se, em Olinda, na manhã desta segunda feira (8), para acompanhar o desfile dos bonecos gigantes da Embaixada dos Bonecos. Os calungas – 80, ao todo – atraíram os olhares curiosos dos brincantes de primeira viagem e encantaram a multidão durante a apoteose.
Os calungas do policial federal Newton Ishii, o ‘japonês da federal’; do juiz Federal Sérgio Moro; do músico David Bowie e dos personagens Yoda e Darth Vader, da franquia Star Wars, foram as grandes novidades da apoteose neste ano.

“A gente faz os bonecos temáticos durante o ano inteiro, interage com outros estados e países, mas o Carnaval é o grande momento dos bonecos”, conta Leandro Castro, artista plástico responsável pelos bonecos gigantes. Junto com a sua mulher, a estilista Sineide Castro, o artista comanda a Embaixada dos Bonecos Gigantes no bairro do Recife.
O bonequeiro Luciano dos Santos concorda com Leandro. Para ele, carregar o boneco gigante – seu ofício há 15 anos – é indispensável para a folia nas ladeiras. “Quem faz o Carnaval também somos nós. Sem boneco gigante, não tem festa em Olinda”, declara.
O desfile dos calungas saiu do Alto da Sé por volta das 10h, arrastando uma multidão ao som de muito frevo. Foliões de todas as idades acompanharam a apoteose, que seguiu pela Rua do Amparo e foi até o Largo da Prefeitura de Olinda.

O olindense Renato Coimbra, de apenas 13 anos, fez uma homenagem justa, levando também um ‘pequeno boneco gigante’. “Tive a ideia ainda pequeno. Já trago o boneco há cinco anos”, contou. A família de Samantha Zubcov também foi conferir o desfile. “Venho sempre, mas esse ano trouxe as crianças para curtir também”, disse. A filha, Camila, de 10 anos, aprovou a festa.

Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook