palavra blasfêmia, do hebraico para o grego foi traduzida assim: blasphēmeō que no português corresponde às palavras caluniar, difamar.
Blasphēmō (de Platão em diante) é significação de blaps(i)phēmeō, falar para danificar, falar mal, derivado da palavra blapsis que quer dizer dano, e phēmi, falar, que significa, causar má reputação, blasfemar. Blasphēmia (um substantivo de ação) significando linguagem profana.
Blasfemar contra o Espírito Santo é imperdoável (Mateus 12: 31-32; Marcos 3: 28-29; Lucas 12: 10). Esta declaração é assunto de muitas perguntas e discussões. É óbvio que a referência aqui não trata do mencionar o Espírito Santo numa exclamação blasfema, porque até mesmo a blasfêmia contra o Filho do Homem pode ser perdoado conforme Mateus 12: 32.
Entre muitas tentativas de se fazer exegese, a mais convincente é a sugestão de que o homem que blasfema contra o Espírito Santo é aquele que reconhece que Deus opera mediante o Espírito Santo, nas ações de Jesus, e que deliberada e conscientemente dão definição falsa da fé em Deus como sendo fé no diabo. Esta declaração é uma advertência séria contra o potencial demoníaco e quase inconcebível que há no homem: Declarar guerra contra Deus. Tal coisa não é algo que se pratica em fraqueza ou dúvida: É feita por alguém que já tem conhecimento do poder do Espírito Santo, e sabe muito bem contra quem está declarando guerra. Trata-se do blasfemador que deliberadamente faz assim mesmo depois de já ter tido um encontro com o Deus da graça, conforme mostra o contexto (Mateus 12: 24), “Neste caso, aquele que blasfema contra o Espírito já não fala contra um Deus que está distante, mas, sim, contra aquele que lhe torna evidente sua obra graciosa, e confirma com seu selo manifesto e divino”.
Blasfemar é fazer uso do nome de Deus para fins pecaminosos tais como a magia ou para maldiçoar alguém (Deuteronômio 5: 11), opor-se ao poder de Deus, ou negá-lo mesmo o conhecendo. A blasfêmia está inteiramente ligada ao amaldiçoar. Um exemplo claro disso está registrado em Jó capítulo dois, verso nove, quando a sua mulher o sugere: “Amaldiçoa a Deus e morre”. Resumindo, a blasfêmia consiste em palavras injuriosas à honra e à santidade de Deus. Os blasfemadores são aqueles que negam a Jesus como sendo o Messias prometido pelos profetas.
Como o assunto é inesgotável, vou parando por aqui. Espero apenas dar ao querido leitor uma pequena contribuição para melhor entender este assunto.
Fonte de ajuda:
Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento
Bíblia Revista e Corrigida
Ler mais: http://portaldoerudito.webnode.pt/products/o%20qu%C3%AA%20e%20blasf%C3%AAmea-/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt