Secretário Municipal de Esportes, Rafael Motta, cogita lançar nome para disputar prefeitura de Natal, apesar do prefeito Álvaro Dias mostrar apoio ao nome da secretária Joanna Guerra – Foto: Reprodução
Por Alessandra Bernardo
O PSB no Rio Grande do Norte poderá lançar o nome do secretário municipal de Esportes e Lazer, Rafael Motta, para disputar o cargo de prefeito em Natal nas eleições de outubro. A candidatura do ex-deputado federal já é vista como uma possibilidade pelo próprio Rafael e por lideranças pessebistas do diretório estadual e da Executiva Nacional e contaria, inclusive, com o apoio do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“Alckmin tem me estimulado bastante, pelo meu histórico e força no Nordeste”, afirmou Rafael Motta com exclusividade ao Diário do RN, nesta quinta-feira (25). Para o secretário, que ocupa a pasta municipal desde 13 de novembro de 2023, é presidente do diretório estadual do PSB e amigo pessoal do vice-presidente, com quem tem encontros regulares em Brasília.
Segundo o vice-presidente estadual do PSB, Manassés Duarte, o diretório nacional tem estimulado bastante uma possível candidatura de Rafael Motta. “Ele já foi colocado, por várias oportunidades, pelo prefeito Álvaro Dias como um possível candidato à sua sucessão com seu apoio. Sem falar que, quando disputou o Senado Federal em 2022 e obteve quase 400 mil votos, cerca de 50 mil destes foram dados pela população natalense, que reconhece o trabalho de Rafael”, lembrou.
O dirigente afirmou que, tanto o PSB como Rafael possuem uma importante história com o município de Natal. E citou o fato do ex-deputado federal já ter sido vereador pelo município, de 2013 a 2014, quando saiu para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, sendo eleito deputado federal pela primeira vez para o mandato 2015-2018, e reeleito para a legislatura de 2019-2022.
“Rafael Motta foi vereador eleito em 2012 na Capital e, como deputado federal por dois mandatos legislativos, destinou diversas emendas parlamentares para a cidade, das quais destaco os recursos na ordem de R$ 5,5 milhões para a construção e aquisição de equipamentos para o primeiro hospital público veterinário de Natal”, disse.
Duarte afirmou ainda que o diretório nacional do PSB tem estimulado cada vez mais a participação de jovens políticos da legenda como protagonistas na política. E citou que, além de Rafael Motta em Natal, “também tem estimulado os filiados João Campos em Recife, Tábata Amaral em São Paulo e Duarte Júnior em São Luís”.
APROXIMAÇÃO COM ÁLVARO DIAS
Aliado da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula (PT), Rafael Motta passou a ter seu nome associado ao do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) – que apoiou o ex-presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL) em 2022 – ao longo do último ano. A união dos dois, selada em novembro passado com a nomeação do ex-deputado para a Secretaria de Esportes, levantou suspeitas, mas o gestor preferiu lançar a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, que é presidente municipal da legenda.
Na ocasião, em entrevista ao Diário do RN, Rafael afirmou que não tinha nenhum tipo de compromisso com Álvaro Dias, mas também não afastou a possibilidade por completo. De forma enigmática, disse: “Não há nenhum tipo de compromisso definido. A parte política, só depois. A parte política é consequência”.
A “amizade” passou a ser mais explícita em fevereiro de 2023, quando ambos estiveram juntos na abertura do Carnaval em Natal. Em abril, o prefeito elogiou o ex-deputado e o classificou como um “bom nome” para sucedê-lo. Um mês depois, bordaram juntos na 9ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN. Em junho, voltaram a se encontrar e posar para fotos no “Maior São João de Natal”, gerando uma onda de especulações sobre a sucessão municipal.
ENTENDIMENTO ENTRE PSB E REPUBLICANOS
No fim de outubro do ano passado, Rafael Motta afirmou que “o entendimento nacional entre o PSB e o Republicanos também terá repercussão no RN nas eleições de 2024. Essa parceria já está feita em Natal, onde caminharemos juntos, e acontecerá também em vários municípios potiguares. Política é um processo construtivo. Eu e Álvaro Dias queremos fortalecer os partidos e somar esforços”.
Na ocasião, Álvaro afirmou que ambos caminharão juntos. “Inclusive com o compromisso de Rafael Motta de apoiar o nosso candidato a prefeito de Natal quem quer que seja. Deixou a nosso cargo a decisão de escolher e definir um candidato e que o PSB apoiará. Ele apoiará qualquer que seja o candidato do Republicanos, pode ser um filiado ao nosso partido, ao PDT, ao PSB, qualquer um terá o apoio de Rafael Motta e do PSB”, disse.
Postagens mais visitadas deste blog