NATAL RN-Sindicato espera retomar circulação de ônibus em Natal nesta segunda


 

Sindicato espera retomar circulação de ônibus em Natal nesta segunda

No domingo, veículos não saíram por segurança após rebeliões.
Penitenciária de Alcaçuz teve 26 mortes no sábado (14).

Do G1 RN

Na empresa Guanabara, ônibus não deixaram as garagens no horário previsto (Foto: Wendell Jefferson)Na empresa Guanabara, ônibus não deixaram as garagens (Foto: Wendell Jefferson)

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros (Seturn) divulgou nota neste domingo (22) na qual afirma que pretende retomar a circulação de pelo menos parte da frota de ônibus em Natal a partir desta segunda-feira (23). Os ônibus não circularam neste domingo por falta de segurança, em razão dos ataques que vêm ocorrendo no estado. A Polícia Civil confirma que os atentados têm relação com a crise no sistema prisional do estado.

Nesta tarde, a Força-Tarefa Guararapes, composta por militares autorizados pelo governo federal para patrulhar as ruas de Natal durante a Operação Potiguar II, também se manifestou por meio de nota, afirmando que “entende que as condições de segurança estão sendo restabelecidas, possibilitando a livre circulação dos transportes e das pessoas na região metropolitana de Natal, bem como a retomada da situação de normalidade à vida do povo natalense”.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro), a frota de ônibus da capital potiguar é formada por 630 veículos. Nesta época do ano, em razão das férias, 380 mil pessoas usam o transporte público diariamente na cidade.

Inicialmente, as empresas haviam dito que circulariam no sábado e domingo das 6h às 18h. No entanto, apenas veículos das empresas Trampolim da Vitória e Conceição foram às ruas.

Assessor de comunicação da PM, major Eduardo Franco reforçou que a corporação garante a segurança dos ônibus, bem como a presença das Forças Armadas na capital auxiliará no trabalho de prevenção a ataques.

Jeep foi incendido no bairro de Felipe Camarão, Zona Oeste da cidade (Foto: PM/Divulgação)Jeep foi incendido no bairro de Felipe Camarão,
Zona Oeste da cidade (Foto: PM/Divulgação)

Carro incendiado
Um veículo particular foi incendiado na madrugada deste sábado (21) na Zona Oeste de Natal, mesmo após o início da atuação das Forças Armadas na região Metropolitana da capital potiguar. Segundo a Polícia Militar, quatro homens teriam ateado fogo no carro. Ninguém foi preso.

Ataques
Até o momento, vinte e seis ônibus e micro-ônibus, cinco viaturas do governo do estado e das prefeituras, um caminhão, dois carros particulares, quatro delegacias e outros três prédios públicos foram alvos de criminosos. Não há informação de pessoas feridas. Os atentados, a maioria incendiários, foram registrados em dez municípios.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, está sendo investigado se os ataques têm relação com a crise no sistema penitenciário do estado. “Pessoas já foram presas”, afirmou, mas sem revelar a quantidade de detidos.

19/01 - Carcaças de ônibus queimados em protestos contra a transferência de presos de Alcaçuz para outras penitenciárias do Rio Grande do Norte são vistas em Natal (Foto: Josemar Gonçalves/Reuters)Carcaças de ônibus queimados dentro da garagem de uma empresa de ônibus de Natal (Foto: Josemar Gonçalves/Reuters)

A maioria dos ataques aconteceu no mesmo momento em que a PM fazia a remoção de 220 presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. No local, 26 detentos morreram durante uma rebelião no final de semana. Destes, segundo o governo, 15 foram decapitados. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

Ônibus foi destruído pelas chamas, ninguém se feriu (Foto: PM/Divulgação)Em Natal, um ônibus foi atacado por criminosos e incendiado; ninguém se feriu (Foto: PM/Divulgação)
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.