O primeiro treinamento dos Estados Unidos, em Natal, foi realizado com os portões fechados para a imprensa. Em manhã chuvosa e confusa na capital potiguar, nenhum jornalista foi autorizado a acompanhar a atividade no campo do complexo esportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A delegação americana solicitou que fosse feita uma barreira policial na primeira entrada do campus da Universidade, na qual os jornalistas deveriam apresentar credenciais da Fifa e ter os carros revistados. Após a revista, os carros de imprensa iam até o campo, aonde inicialmente teriam direito a 15 minutos de imagens. No entanto, uma nova resolução definiu que nenhum jornalista poderia estar presente ao treino, que foi fechado.
Torcedores também não puderam acompanhar o treino, já que apenas credenciados Fifa podem entrar na UFRN. Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, cerca de 300 homens – entre policiais civis, militares e da Força Nacional, além dos stewards (funcionários de apoio) – fazem a segurança da delegação americana.
O único treino aberto para a imprensa em Natal será o de reconhecimento da Arena das Dunas, marcado para domingo. O jogo contra Gana, que marca a estreia dos EUA na Copa, será às 19h desta segunda-feira.