Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça: Agora RN » Bairro do Tirol entra na mira dos novos investimentos e chama atenção do mercado0:00100%Audima
Um misto de residências e vigoroso comércio de rua, um dos bairros mais tradicionais da cidade aparece também como um dos mais atrativos para quem deseja aplicar dinheiro.
Depois de uma seca de quatro anos sem lançamentos imobiliários em Natal, alguns empreendimentos no bairro do Tirol, na zona Leste da capital, iniciados quase simultaneamente este ano, chamaram atenção do mercado.
“Olha… Três prédios em endereços diferentes só aqui no Tirol a gente só viu há uns sete anos”, diz a representante comercial Marília Oliveira, com muitos clientes no bairro.
Ela se referia à época do boom imobiliário, em que várias incorporadoras de outros estados, junto com empresas locais, plantaram dezenas de projetos em Natal, retirando-se quando o mercado baixou sua resposta de compra.
Avenidas como Afonso Pena, Rodrigues Alves, Ceará Mirim e Campos Sales e ruas como a Mossoró, Açu, Jundiaí, Apodi, Capitão Abdon Nunes, todas com potencial construtivo, são rotas corriqueiras do motoboy João Campos.
“Não tem um dia que eu não faça uma entrega por aqui. Nem preciso de GPS para encontrar quem fez os pedidos”, diz ele.
Perto dos restaurantes onde ele pega a comida, trabalhar num bairro repleto de residências e comércio, para João, é como estar no interior, “onde todo mundo conhece todo mundo”.
A cada dia, o Tirol – que já foi um bairro residencial no passado, é ocupado por lojas de varejo e serviços, escritórios e clínicas, lojas, academias, restaurantes e lanchonetes que mantêm ou terceirizam delivery.
O resultado dessa ocupação harmonizou interesses, transformando-se numa tendência global em matéria de viver bem que é, em última análise, estar perto de tudo que precisa.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), Augusto Vaz, bairros com residências e comércio como o Tirol só têm vantagens para quem mora e trabalha neles.
“Como uma grande comunidade, a segurança privada que serve ao comércio acaba ajudando os moradores, que, por sua vez, alertam a segurança quando veem algum movimento atípico no bairro”, analisa Vaz.
Já o empresário Caio Fernandes, há décadas no mercado de compra e venda de imóveis em Natal, diz que não há nada mais desenvolvido numa cidade do que um bairro misto.
“Além de residências, tem bares, restaurantes, farmácias, academias, padarias, salões de beleza, e isto significa que o morador só tira o carro da garagem à noite se quiser, já que, andando pequenas distâncias, ele vai encontrar o que quiser, economizando combustível e melhorando o preparo físico”, observa.
Como se não fosse pouco, o Tirol também tem uma das melhores infraestruturas urbanas, com fácil acesso às escolas, comércios e serviços, além de abrigar o shopping Midway Mall.
Um novo prédio de salas comerciais surgiu na avenida Campos Sales, e não deixa nada a dever aos modelos de outras capitais do Brasil.