NATAL RN-“Problema do Palácio é exclusivamente financeiro”


171200Entrevista – Eduardo Machado
Secretário de Esportes de Natal

O esporte de Natal vive uma fase de tentativa de volta às origens com um investimento maciço em competições inter-bairros, fundamentalmente no futebol, como ocorria há anos. A Secretaria de Esportes da capital aposta nessa fórmula, segundo o secretário Eduardo Machado, para levar o esporte ao maior número possível de pessoas na cidade. Em 2015, os campeonatos sub-17, copa dos campeões dos bairros, copa feminina, entre outros, se destacaram num calendário de eventos que, de acordo com números da secretaria chegou a 80 no ano, com atividades em mais de 20 modalidades diferentes.

Júnior SantosSecretário de esportes de Natal explica demora para conclusão da obra do ginásio e festeja ações desenvolvidas pela pasta em 2015Secretário de esportes de Natal explica demora para conclusão da obra do ginásio e festeja ações desenvolvidas pela pasta em 2015


No entanto, alguns desafios ficaram pelo caminho e foram adiados para 2016. Um deles é a conclusão da reforma do Palácio dos Esportes, que se arrasta há vários meses e que deixa órfãos os fãs daquela praça esportiva e os que precisam do local para desenvolver suas atividades. Nessa entrevista à Tribuna do Norte, Machado garante que o “velho” ginásio estará com suas portas abertas logo que sejam resolvidos problemas com o financiamento da obra.

Como você avalia a atuação da Secretaria de Esportes este ano?
Foi um ano muito marcante tanto para a secretaria como para o esporte amador de Natal. Pela primeira vez a capital teve, por iniciativa do poder público, com um calendário de ações e eventos esportivos ao longo de um ano inteiro. Nosso calendário foi lançado no início de 2015, mais precisamente em janeiro, e ele foi rigorosamente cumprido ao longo do ano e vai se encerrar com as finais das copas de futebol sub 15 e dos campeões de bairros. Eu destacaria isso. Foi um marco e espero que fique como legado para os próximos anos e até mesmo quando a gente sair da secretaria, e que esse trabalho do calendário possa ter continuidade.

Dentro dessas atividades surgiram muitas dificuldades na promoção dessas ações?
As dificuldades sempre são na parte financeira ainda mais em um ano como esse onde o país está enfrentando uma crise econômica relevante. Isso certamente interferiu na execução do calendário. Porém, aos trancos e barrancos estamos conseguindo cumprir esse cronograma iniciado em janeiro. Foi difícil, mas conseguimos!

Júnior SantosEduardo Machado - Secretário de Esportes de NatalEduardo Machado – Secretário de Esportes de Natal


E o Palácio dos Esportes, porque ainda não foi concluído?
A obra já está com mais de 70% concluída e estamos aguardando algumas soluções financeiras para a finalização. Não existe mais nenhum impedimento de projeto junto a Caixa Econômica. O problema do Palácio é exclusivamente financeiro. E nós estamos buscando algumas soluções para que a gente possa entregar esse equipamento o mais rápido possível.

Para 2016 já existe uma planejamento de ações?
Em 2016 por ser um ano de provável dificuldade econômica igual ou pior que esse ano, vamos trabalhar com o que a gente já tem, com o que deu certo. Já temos uma experiência de quase três anos na secretaria. Vamos pegar os projetos que tem apelo, que a gente sabe que funcionam como as nossas copas amadoras de sub 15, sub 17, bairros e feminina, além de continuar com as parcerias junto as federações para execução desse calendário a partir de fevereiro do próximo ano, e temos também o Ciclo Natal. Acho que será um ano de continuidade. De dar continuidade ao que vem dando certo. E o que não vem dando tanto certo, tentar corrigir.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.