O Agora RN questionou a Secretaria sobre quais medidas foram adotadas para proteger essas pessoas em meio à pandemia da infecção provocada pelo novo coronavírus. A pasta informou que, no último dia 25 instalou três abrigos provisórios para o acolhimento de pessoas em situação de rua, com o objetivo de “protegê-las e evitar a contaminação e proliferação do novo coronavírus (covid-19)”.
Segundo a Semtas, os abrigos dispõem de espaço para acolhimento e isolamento, alimentação, banheiros, dormitórios, lavagem de roupa e acompanhamento psicossocial.
“Para as pessoas em situação de rua que não aderiram aos abrigos, o Seas tem intensificado o monitoramento e orientação a esse público, inclusive, com o cadastramento e distribuição de carteiras de identificação para a isenção na taxa do Programa Restaurante Popular, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). A medida visa garantir segurança alimentar e nutricional a essa população diante da pandemia” esclareceu a pasta.
Além disso, as pessoas receberam kits de higienes distribuídos durante as abordagens diárias do Seas, e também foram orientadas a evitar aglomerações. Segundo a Semtas, essas ações estão sendo desenvolvidas com pessoas em situação de rua de todas as regiões da capital.