NATAL RN-Policiais extorquiam traficantes e liberavam bandidos por dinheiro, diz MP
O Ministério Público deu detalhes sobre a operação Novos Rumos, deflagrada na manhã desta terça-feira (29) e que prendeu 12 policiais militares por diversos crimes praticados em Natal. De acordo com os promotores, os policiais presos, que pertencem ao 9º Batalhão, conseguiam vantagens indevidas através de extorsão a traficantes e liberando bandidos presos em troca de dinheiro.
saiba mais
“Eles saíam para as ruas já pensando quais seriam as ações para conseguirem dinheiro. Roubavam telefones de criminosos, exigiam dinheiro para não prenderem e, quando prendiam algum em flagrante, exigiam dinheiro para liberá-los”, explicou o promotor Sílvio Britto.
Segundo o MP, os policiais trabalhavam em equipe para praticarem os crimes, deixando de cumprir com as obrigações da função. As ações não tinham um valor “tabelado” para as cobranças durante as extorsões, mas determinados traficantes costumeiramente pagavam aos policiais para que eles não tivessem o comércio de drogas atrapalhado.
“Quando se lidavam com traficantes de determinadas bocas de fumo, para não combater, eles recebiam o dinheiro”, disse a promotora Patrícia Nunes. “Não havia um valor fixo. Não havia uma relação linear. É uma relação extensa, de negociação e que variava o valor do pago pelos traficantes aos policiais”, explicou o promotor Sílvio Britto.
“Havia uma participação quase simbiótica entre policiais e pessoas da comunidade de Mosquito. Vários tipos de crimes captulados no código penal militar. Era uma prática quase que contumaz, diária, e que só pudemos acabar com o apoio da instituição da Polícia Militar, que nos ajudou bastante”, disse o promotor Jorge Augusto de Macêdo Tonel.
Para o comandante-geral da PM, coronel Ângelo Dantas, os fatos citados entristecem a corporação, mas não serão suficientes para desmoralizar ou diminuir a instituição perante a sociedade.
“Não são fatos dessa natureza que vão nos abalar ou diminuir nossa atuação. Infelizmente, já aconteceram fatos assim em outros anos. Não foram os primeiros e, infelizmente, não serão os últimos. Lamentamos, mas informamos que a PM estará sempre de cabeça erguida para apurar com profundidade esses crimes”, disse o comandante.
Confira os nomes dos policiais investigados:
Ivan Ferreira da Silva Tavares
José Cherls Firmiano da Silva
Isaac Raphael da Cruz Dumaresq
Thiago Vale Rabelo Teixeira
Damião Alves da Cunha
Marcos Garcia Marinho
Marcio José da Silva Martins
Werson Magno de Carvalho
Antônio Marcos Oliveira da Silva
Wilton Franco da Silva
Anderson Oliveira Frasseti Maia
André Luiz da Silva Pereira
Descubra mais sobre Blog do Levany Júnior
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Comentários com Facebook