Jornal GGN – Na última quinta-feira (5), o Grupo Globo oficializou uma mudança em seu departamento de esporte, com a aposentadoria, no fim do ano, de Marcelo Campos Pinto, principal executivo da área. Campos Pinto conduzia as negociações de contratos com os clubes de futebol, e seu cargo será ocupado por Pedro Garcia.
A troca na área esportiva deve significar também uma mudança na relação da emissora com os times de futebol. A Globo tinha como prática comum antecipar pagamentos de direitos de transmissão para os clubes, e deve deixar de atuar dessa maneira. O adiantamento das receitas ajudava os times a pagar dívidas, mas também criava uma relação de dependência com a emissora carioca.
Enviado por Romério Rômulo
Do Uol
Globo ajudava seu time a driblar dívidas; com nova chefia, isso deve acabar
O Grupo Globo oficializou na última quinta-feira (05) uma mudança significativa em seu departamento de esporte. Marcelo Campos Pinto (foto), que trabalha na emissora desde 1994 e é atualmente o principal executivo na área, vai se aposentar no fim de 2015, em processo que, conforme apurou o UOL Esporte, foi acelerado internamente por causa dos recentes escândalos na Fifa. E isso vai influenciar o dia a dia do seu clube.
Campos Pinto era extremamente próximo do poder no futebol brasileiro. O executivo dava expediente na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e conduzia pessoalmente as negociações de contratos de mídia com as equipes nacionais. A partir de 2016, o cargo dele será ocupado por Pedro Garcia, egresso dos canais Combate, Premiere e Sportv, que terá menos poder do que o atual diretor – será subordinado a um comitê de três dirigentes.