NATAL RN-Médicos paralisam atendimentos em unidades de saúde de Natal por causa de atrasos em pagamentos


Médicos da cooperativa que presta serviço à prefeitura de Natal paralisaram as atividades em hospitais da cidade nesta quinta-feira (24). Segundo eles, há atraso nos pagamentos.

A vendedora Renata Gisele levou o filho de sete anos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto Cidade Satélite, na Zona Sul de Natal. A criança está há três dias com febre, garganta doendo e dor de barriga. Depois de esperar mais de duas horas, ela foi informada que o filho não seria atendido.

“Ele não conseguiu ser atendido, porque a menina disse que é só se tiver morrendo, nesses termos. Ela falou que hoje não tem como porque estavam em greve”, afirmou.

A comerciante Ana Cristine também não sabia se conseguiria ser atendida na unidade. Depois se aguardar mais de duas horas, ela resolveu fazer um protesto nas redes sociais.

“A gente chega aqui para ser atendido, faz um tempão que estou aqui, e não tem médico. É um absurdo”, considerou.

De acordo com a Cooperativa de Médicos do Rio Grande do Norte, os profissionais paralisaram as atividades por causa de um atraso de três meses nos pagamentos. Ainda segundo a Coopmed, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada quanto ao atraso.

A Coopmed informou que, durante a paralisação, os serviços de alta e média complexidade seguem funcionando para pacientes internados e cirurgias de urgência. Os ambulatórios fecharam e as UPAs e porta de urgências funcionam com 30% da capacidade. Maternidades e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mantêm o pleno funcionamento.

A Inter TV Cabugi procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, mas não recebeu retorno sobre o assunto até a última atualização desta matéria.

Pacientes aguardam atendimento em UPA de Natal. — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Pacientes aguardam atendimento em UPA de Natal. — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.