Natal RN; Governo do RN pede permanência da Força Nacional após fugas de Alcaçuz


dsc01697

O governo do Rio Grande do Norte solicitou a permanência da Força Nacional para garantir a segurança no entorno das unidades prisionais consideradas em situação crítica no estado. Um mês após a onda de rebeliões que atingiu o sistema prisional em março, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania tem enfrentado problemas nos presídios com fugas e abertura de túneis.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do estado, registrou duas fugas no mês de abril. A primeira delas aconteceu no dia 6 de abril quando 32 detentos fugiram. Já no dia 22 de abril, outros 35 presos fugiram da unidade prisional. Nesta segunda-feira (27) um túnel de oito metros de profundidade e 15 de extensão foi encontrado por agentes penitenciários.

O governo acrescenta que além da segurança no entorno dos presídios, os militares da Força Nacional também estão disponíveis para colaborar nas intervenções dentro das unidades prisionais.

Fugas serão investigadas
Depois das duas fugas e do túnel descoberto nesta segunda, o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Edilson França, determinou ao diretor de Alcaçuz, Eider Brito, e ao coordenador penitenciário, Durval Oliveira, que seja instaurado um inquérito policial e aberta uma investigação administrativa.

De acordo com o secretário Edilson França, toda e qualquer infração ou lesão de lei resulta em uma apuração administrativa, além de um inquérito policial quando se tratar de ação penal. O titular da Sejuc disse ainda que o trabalho da polícia foi fundamental para evitar uma fuga do presídio nesta segunda.

O governo também anunciou que vai liberar diárias operacionais para complementar a segurança nos presídios com mais policiais militares nas guaritas.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.