Blog do Levany Júnior

Natal RN; Fruta engorda?

152414Isaac Ribeiro
Repórter

Toda repartição tem aquela figura que, no meio do expediente, pega o seu potinho cheio de frutas e vai fazer o lanche da tarde. E nem sempre são as mais magras do trabalho…  Apesar de sempre optarem pelo frugal, quase sempre trazem consigo alguns quilos a mais. Mas o que está errado? Poderia ser coxinha, pastel ou empada na “tapauér”, mas é fruta! Bem a cena acima é meramente ilustrativa, mas o objetivo é discutir se fruta engorda ou não, ou se algumas possuem realmente a capacidade de ajudar na perda de peso.

Apesar de todas as frutas serem bem-vindas à nossa saúde, pois são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, é preciso fazer as escolhas certas, principalmente quando se está de dieta, pois, como qualquer outro alimento, existem aquelas categorias mais calóricas e gordurosas, nada amigas da balança.
Os nutricionistas recomendam consumir de três a cinco pedaços de frutas variadas por dia, para se aproveitar ao máximo os nutrientes e vitaminas. “Nenhuma fruta faz mal à saúde, mas o consumo excessivo de qualquer uma delas pode atrapalhar a perda de peso, para quem realmente deseja”, comenta a nutricionista Fátima Nunes.

É importante prestar atenção, pois coco, açaí, abacate, banana, uva e caqui, por exemplo, são mais calóricas. Dessas, as três primeiras citadas podem ser consideradas as menos indicadas aos candidatos a perder peso. Cada 100g delas possui, respectivamente, 266, 247 e 108 calorias.

Ela exemplifica como rodízio diário saudável a alternância de uma manga, uma banana, meio abacate, 200g de açaí, ¼ de melão, uma laranja, duas rodelas de abacaxi, dez uvas, um pedaço de 200g de melancia, pois não atrapalhariam uma dieta de perda de peso. “Mas no momento que você quer comer um abacate inteiro, chupar três mangas, comer três bananas por dia, comer um abacaxi inteiro ou uma melancia. Nesse contexto, qualquer fruta engorda”, diz a nutricionista.

Para emagrecer

Mas também existem aquelas frutas que facilitam o processo de emagrecimento por possuírem alto teor de fibras, favorecendo dessa forma uma maior saciedade na dieta. As fibras também auxiliam no trato intestinal, além de regularem o colesterol no sangue. Entre as frutas com bastante fibras estão pera, maçã, mamão, pêssego e laranja.

Há também aquelas capazes de combater a retenção de líquidos pelo organismo, ricas em potássio, e que com propriedades diuréticas. As melhores opções nesse caso são limão, kiwi, melancia e abacaxi.

A maçã é um item importante em dietas de emagrecimento. Ela aumenta a saciedade, pois é rica em pectina — tipo de fibra solúvel que  se transforma em gel no estômago —, além de possuir potássio, que elimina o sódio do corpo reduzindo a retenção de líquidos. A melancia hidrata o corpo e também inibe a fome; sem contar que 100g dela possui apenas 33g.

Enzimas facilitam perda de peso

Apesar de serem fontes ricas de vitaminas, minerais, antioxidantes possuírem pouca gordura, serem de fácil digestão e ainda ter o poder de ativas a saciedade, as frutas podem engordam, sim, caso sejam consumidas em grandes quantidades. Algumas, embora possuam gorduras insaturadas, do bem, simplesmente são bem calóricas. Outras, ajudam a emagrecer não apenas por terem poucas calorias, mas sim porque contêm em sua composição enzimas que facilitam o processo de digestão, e, daí, à perda de peso.

A explicação é da nutricionista Fátima Nunes, que lista entre as frutas menos calóricas laranja, abacaxi, kiwi, ameixa, caju, cajá, acerola e todas as cítricas e com bastante fibras.

“São as que mais facilitam o emagrecimento e por serem menos calóricas. Lembrando que a fruta é sempre a melhor opção para lanches, treinos, nas refeições, por conter, além de vitaminas, minerais, água e fibras, uma matriz celular de vários fitoquímicos excelentes à  nossa saúde”, analisa a nutricionista.

Fruta no almoço

Algumas pessoas gostam de colocar uma banana, pedaços de abacaxi ou outra fruta no prato do almoço. E elas estão certas! De acordo com a nutricionista, comer a própria fruta é mais indicado do que beber sucos durante as refeições, pois, além de atrapalhar a digestão dos alimentos, ainda  atrapalha a perda de peso e promove o estufamento abdominal. “Qualquer líquido antes de meia ou até meia hora após as refeições atrapalha.”

Mas existem frutas mais recomendáveis para comer na hora do almo, como, por exemplo, laranja, abacaxi, mamão, por possuírem enzimas digestivas, que facilitam todo o processo. Já as cítricas, como tangerina, acerola, caju, kiwi e laranja também são importantes para facilitar a absorção do ferro presente no feijão, principalmente para aqueles com anemia.

“E, ao contrário dessas, a banana, rica em silício e potássio, excelentes pré-treinos, mas no almoço não é recomendada, pois seus taninos competem com a absorção do ferro não presente no feijão.”

Por conter muito líquido, a melancia também não é recomendada nas refeições, pois se torna indigesta, dificultando também a perda de peso e a digestão, como indica Fátima Nunes.

E o que dizer da laranja, parceira tradicional da feijoada?

“Assim como o abacaxi, em dias de feijoada são excelentes por melhorar a digestão de um prato mais gorduroso como é a feijoada, através das suas enzimas”, completa a nutricionista.

 

Rate this post
Sair da versão mobile