Não foi desta vez que o Flamengo quebrou o incômodo tabu de 40 anos sem vitórias sobre o Atlético-PR em Curitiba pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time até abriu o placar na Arena da Baixada, mas sofreu a virada e saiu derrotado por 2 a 1 pelo Furacão. Cléo marcou os gols dos donos da casa. Eduardo da Silva fez para os visitantes. O último triunfo carioca frente ao rival em terras paranaenses pelo nacional aconteceu em 21 de abril de 1974 – 2 a 1.
O resultado fez o Atlético-PR ultrapassar o Flamengo na tabela. A equipe soma 37 pontos e ocupa a 10ª posição. Já o time de Vanderlei Luxemburgo possui os mesmos 37 pontos e está em 11º lugar. Na próxima quarta-feira, o Furacão enfrenta o Criciúma, às 19h30, fora de casa. No mesmo dia e horário, os cariocas recebem o Internacional, no Maracanã.
Fases do jogo: A partida contou com um lance polêmico logo no início. Aos 7min, Canteros fez bela jogada pela direita e cruzou rasteiro. Everton chutou e a bola desviou no braço de Eduardo da Silva antes de entrar. Os jogadores do Atlético-PR reclamaram de posição irregular do croata, mas Cleberson deu condições e o gol foi confirmado pela arbitragem. Aos 16min, os donos da casa empataram. Dellatorre driblou Anderson Pico, Chicão tirou em cima da linha e Cléo apareceu para pegar a sobra e marcar.
O jogo continuou disputado e com as equipes alternando lances de perigo. Everton apareceu como destaque do Flamengo, enquanto Marcelo dava as cartas no Furacão. E foi através do atacante que o Rubro-negro paranaense virou a partida. Aos 45min, ele invadiu a área carioca e mesmo sem espaço foi derrubado pelo xará adversário. Cléo cobrou o pênalti, virou a partida e deu números finais ao primeiro tempo.
O panorama da partida permaneceu na segunda etapa. O técnico Vanderlei Luxemburgo fez três alterações de uma vez só logo nos primeiros minutos na expectativa de melhorar o rendimento do Flamengo e buscar o resultado positivo. João Paulo, Nixon e Muralha entraram nos lugares de Anderson Pico, Cáceres e Eduardo da Silva.
Mas os cariocas não evoluíram o suficiente para empatar o jogo. O Atlético-PR teve algumas oportunidades para ampliar, porém, o placar terminou mesmo em 2 a 1 para os donos da casa e com festa na Arena da Baixada.
O melhor: Cléo – O atacante do Atlético-PR mostrou oportunismo e marcou os dois gols da vitória em Curitiba.
O pior: Marcelo – O zagueiro do Flamengo mostrou-se afobado nas disputas de bola e cometeu pênalti desnecessário em lance que resultou no segundo gol do Atlético-PR.
Chave do jogo: O lado direito da defesa do Flamengo não esteve bem e proporcionou as jogadas que resultaram nos gols do Atlético-PR.
Para lembrar: O Flamengo não vence o Atlético-PR em Curitiba pelo Campeonato Brasileiro desde 21 de abril de 1974. Na ocasião, os cariocas bateram os paranaenses por 2 a 1.
UOL