O ex-secretário da SEMSUR Jerônimo Melo relatou no processo de investigação da Operação Cidade Luz um verdadeiro esquema criminoso de desvio de recursos públicos na gestão do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.
Jerônimo confirmou que houve transferência de recursos da Cosip, a taxa de iluminação pública, para a conta única da Prefeitura o que é terminantemente proibido pelo fato da Cosip ser uma contribuição social destinada exclusivamente para custear consumo de energia elétrica e manutenção da rede de iluminação pública.
O x-secretário Jerônimo ainda entregou todo o esquema que era restrito até então à iluminação pública. Em sua delação foram revelados esquema de contratos de aluguel de carro, de grama; do pagamento de energia de particulares; de irregularidades na concessão de boxes, bancas de feiras, mercados, camelódromo e quioques que supostamente foram entregues aos cabos eleitorais do ex-prefeito de Natal e do veredor Raniere Barbosa.
Ainda foi revelado os desvios de pagamentos de taxas cobradas pelos cemitérios..
Jerônimo falou sobre ameaça sofrida por assessor de Raniere Barbosa e outras irregularidades mais notadamente no almoxarifado e arquivo da Semsur.
Para o ex-secretário Jerônimo Melo existiram fraudes nas contratações dos serviços no Carnaval de 2014, 2015 e 2016; a Copa do Mundo de 2014, o Natal em Natal e nas obras do Perque dos Coqueiros além uma carta ao então prefeito Carlos Eduardo Alves.