O autor dos disparos contra os dois promotores no atentado ocorrido no fim da manhã desta sexta-feira, dia 24, o assessor juridíco Guilherme Wanderley Lopes da Silva, de 44 anos, chegou ao Ministério Público do Rio Grande do Norte no fim da década de 1990. Era cargo comissionado do órgão até 2011, quando virou efetitvo. Nunca foram registradas queixas ou punições disciplinares contra ele.

O último registro dele é como assessor da 1ª procuradoria de justiça. Também prestou serviços ao gabinete do Corregedor-Geral ministerial, Anísio Marinho.

Guilherme Wanderley é filho do médico aposentado Onofre Lopes Júnior, 78 anos, filho do fundador da Faculdade de Medicina do Rio Grande do Norte, Onofre Lopes. Em 2012, em uma tentativa de assalto, o médico aposentado reagiu ao roubo do seu veículo e matou Julianderson Marcelo da Silva Pereira, de 30 anos, com oito tiros.

No fim da manhã desta sexta-feira, Guilherme Wanderley atirou contra o procurador-geral adjunto Jovino Sobrinho e o promotor criminal Wendell Beethoven.