Cláudio falou da expectativa do mandato. “Vamos trabalhar para que possamos prestar um melhor serviço de justiça ao povo do Rio Grande do Norte”.
O desembargador comentou os desafios internos ao assumir o TJ. “A grande dificuldade é dotar o Tribunal de quadros técnicos para diversas funções”.
Santos fez um diagnostico das comarcas do interior. “A grande dificuldade no interior se volta para a questão da falta de magistrados. O quadro de magistrados do Poder Judiciário do RN é de 300 juízes. Nós temos apenas 196 juízes na ativa no estado. Isso significa dizer que se você considerar os juízes de férias e afastados, nós temos apenas menos da metade do quadro”, ressaltou.
Diante do cenário, o desembargador falou da perspectiva de concursos. “Para juiz e para o setor de informática, que nunca houve concurso para o setor de informática. Esses concursos estão em andamento”.
Cláudio Santos ainda falou sobre os desafios na questão orçamentária do ponto de vista externo. “O tribunal está com uma despesa de pessoal acima do legal. Na prática é essa a situação. Isso está sendo tratado de maneira responsável pelo atual presidente com a ajuda de colegas para que possamos encontrar uma saída”.
E sobre a relação com o Executivo. “Em relação à questão institucional o que se vê no RN nos últimos tempos é uma grande dificuldade na gerencia de recursos financeiros”.
Desembargador também comentou a expectativa dos candidatos ao executivo. “Nossa expectativa é a melhor possível”, finalizou.