O América é o novo líder da Taça Cidade do Natal. A equipe retomou esta condição após bater o Globo (até então líder) por 2 a 1, na noite deste domingo (22), na Arena das Dunas. Daniel Costa e Flávio Boaventura marcaram para o alvirrubro, enquanto Renatinho descontou para o time visitante.
Magnus Nascimento Flávio Boaventura foi o autor do segundo gol para o time alvirrubro
Precisando da vitória para retomar a ponta da tabela, o América se aproveitou do cenário favorecido pelo apoio da torcida, para tentar abrir vantagem em cima do Globo. A equipe de Ceará-Mirim, muito preocupada em conter a força ofensiva do adversário, entrou retraída, buscando jogar em cima dos erros do alvirrubro.
As brechas não apareciam na defensiva americana e o resultado disso foi que o Globo ficou encurralado. Com isso, as chances de gol foram surgindo para o América, que vinha rondando com bastante perigo à área de Rafael. O primeiro susto quem deu foi Daniel Costa, que tentou surpreender na cobrança de uma falta, mas acabou acertando a rede pelo lado de fora.
As chances de gol estavam amadurecendo e Max, só não balançou a rede aos 14 minutos, pois o goleiro Rafael fez milagre, depois que o atacante rubro acertou uma cabeçada forte, após a cobrança de escanteio. Acuados, os defensores do Globo mostravam algum tipo de indecisão e numa dessas titubeadas, aos 27 minutos, o lateral Glaubinho tentou cortar um passe de Max na grande área, demorou, e Daniel Costa surgiu para acertar um chute no canto direito o camisa um, que pulou mas não alcançou a bola.
Depois de abrir vantagem, a zaga do América, que vinha se mostrando impecável, começou a deixar brechas. Tudo que o rápido ataque do Globo precisava. Até marcar o gol de empate aos 38 minutos, com Renatinho, num lance de rara beleza onde ele teve tranquilidade para driblar os marcadores e bater no canto do goleiro Busatto, o representante de Ceará-Mirim já havia perdido duas grandes oportunidades, numa delas, com o goleiro americano no chão, Marcelo chutou em cima do zagueiro Flávio Boaventura, que também estava caído mas salvou o lance.
O América tentou recuperar o controle da partida. Cascata tentou de longe, mas Rafael realizou a defesa, deu rebote e depois pegou o chute de Emerson. Os visitantes continuaram jogando para frente e Renatinho, na saída para o intervalo, disse que o Globo sentiu que o América havia cansado e foi para cima.
Na segunda etapa o América corrigiu seus erros defensivos e o Globo voltou a demonstrar satisfação com o empate. Dessa forma o retrato da partida passou a ser a imagem fiel daquilo que foi visto nos trinta minutos da etapa inicial. Conseguindo se impor, o América começou a criar oportunidades e teve até um pênalti não assinalado pelo árbitro Lenílson de Lima, quando o lateral Leomir cortou o cruzamento com o braço dentro da grande área.
O lance gerou muita discussão e o clima só não ficou ainda mais pesado dentro de campo, porque, na cobrança de uma falta, logo na sequência, Daniel Costa bateu cruzado para grande área e Flávio Boaventura mergulhou para desviar a bola para o fundo da rede, aos 13 minutos.
O Globo sentiu a pressão e não conseguiu mais chegar com perigo na área americana. Leandro Sena tentou alterar a situação colocando Índio Oliveira e Giovani nos lugares de Marcel e Renatinho, mas não estava fácil furar o bloqueio defensivo montado por Roberto Fernandes, que colocou Thiago Dutra na vaga de Tiago Potiguar, para reforçar a marcação no meio-campo.
Ficha técnica
América (2): Bussato, Walber, Flávio Boaventura, Zé Antônio e Maguinho; Judson, Emerson (João Vitor), Daniel Costa e Cascata (Júnior Timbó); Max e Tiago Potiguar (Thiago Dutra). Técnico: Roberto Fernandes.
Globo (1): Rafael, Glaubinho, Marcelo, Robson e Leomir (Rivaldo); Joziclei, Marcelo Miler, Renatinho (Giovani) e Romarinho; Marcel (Índio Oliveira) e Ramon. Técnico: Leandro Sena
Árbitro: Lenílson de Lima
Gols: Daniel Costa/AME (27’/1ºT), Renatinho/GLO (38’/1ºT), Flávio Boaventura/AME (13’/2ºT)
Público: 4.677 torcedores
Renda: R$ 58.945,00
Local: Arena das Dunas