NÃO É FAKE -Os detalhes do nó tático de Luxa na classificação épica do Corinthians Treinador mudou o esquema para o 3-4-1-2, alterou o jeito do Corinthans defender e posicionou Renato e Róger Guedes para explorar as lacunas do Galo


O Corinthians nunca está morto. É assim que Vanderlei Luxemburgo resume o espírito do torcedor após a vitória por 2 a 0 no tempo normal e depois nos pênaltis que fez o Timão virar para cima do Galo e conseguir uma classificação épica na Copa do Brasil.

Corinthians 2 (3) x (1) 0 Atlético-MG – Melhores momentos – Oitavas de final da Copa do Brasil 2023

Luxa, que completa um mês de trabalho exatamente no dia 1º de junho, surpreendeu com uma escalação inédita, com três zagueiros e Renato Augusto de volta ao time.

Vanderlei Luxemburgo em Corinthians x Atlético-MG — Foto: Marcos Ribolli
Vanderlei Luxemburgo em Corinthians x Atlético-MG — Foto: Marcos Ribolli

+ “Corinthians nunca está morto em situação alguma”, celebra Luxemburgo após classificação
+ Róger Guedes celebra classificação do Corinthians: “A gente mereceu pelo que apanhou”
+ Análise: com dedo de Luxemburgo, Corinthians renasce e tem melhor atuação no ano

O que aconteceu em campo foi um nó tático de Luxa em Coudet na melhor atuação do Corinthians no ano. As mudanças de Luxa deram certo e conseguiram bloquear totalmente o Galo de Eduardo Coudet.

Vamos aos detalhes abaixo:

Três zagueiros e Bidu como ala
O Corinthians jogou com Bruno Mendéz, Gil e Murillo lá atrás. Fágner foi o ala direito, e Luxa colocou Matheus Bidu como um ala do lado esquerdo. Ele voltava para marcar no campo de defesa (como você vê na imagem) no mesmo setor de Fágner. Vera e Maycon foram os volantes e protegiam a entrada da área para Renato Augusto não precisar se desgastar e voltar tanto.

Corinthians com três zagueiros: formação inédita com Luxa — Foto: Reprodução
Corinthians com três zagueiros: formação inédita com Luxa — Foto: Reprodução

Bloco médio de marcação e saída do Galo travada
Luxa colocou o Corinthians para marcar num bloco médio. O time não ficava lá atrás, mas também não avançava para pressionar o goleiro, com todo mundo em cima. Com isso, Renato ficava mais próximo de Yuri e Roger e ajudava a abafar a saída de Otávio e Zaracho no time do Galo.

A imagem abaixo mostra essa tática acontecendo. Yuri e Roger abafam (a marcação começa sempre no ataque) e Renato meio que “descansa”, fica mais à frente. Com isso, Otávio não tem ninguém do seu time aparecendo para receber numa condição mais confortável. Não adianta ter 60% a 65% de posse de bola sem chegar com perigo no ataque.

Saída do Galo foi travada pelo ataque do Corinthians — Foto: Reprodução
Saída do Galo foi travada pelo ataque do Corinthians — Foto: Reprodução

Encaixes de marcação com zagueiros “caçando” no meio
Luxa tinha um plano se essa marcação na saída de bola não desse certo. Foram os tradicionais “encaixes por setor”, método sem a bola que Luxemburgo leva para todas as suas equipes e é muito comum no futebol brasileiro antes dos anos 2010.

Como funciona? Sem a bola, todo mundo tem um alvo. Escolhe um adversário e acompanha ele para não deixar jogar. Pode tanto fazer falta como tentar roubar a bola, a ideia é que ninguém do outro lado apareça livre. Aqui na imagem, Fágner sobe para marcar seu alvo, o lateral Patrick. Perceba que Maycon também escolhe outro alvo.

Fágner sobe e escolhe o alvo — Foto: Reprodução
Fágner sobe e escolhe o alvo — Foto: Reprodução

O Galo troca passes e as movimentações acontecem. O que o Timão faz? Marca essas movimentações de perto! Veja que Fágner acompanhou Patrick até o meio. Ele não está mal posicionado, não tem que fechar o lado sendo ala? Não, pois os encaixes permitem que os jogadores saiam de suas “casinhas” desde que acompanhem o outro lado.

Veja que Gil saiu lá de trás para acompanhar seu alvo. E quando Bruno Mendéz vê que Igor Gomes está livre, ele sai de trás também e acompanha. Olhe para a imagem e se pergunte: quem do Galo consegue receber a bola no gol? Ninguém, até porque Maycpn está cobrindo o setor vazio.

Encaixes do Corinthians deixaram Galo sem eficiência na partida — Foto: Reprodução
Encaixes do Corinthians deixaram Galo sem eficiência na partida — Foto: Reprodução

Renato Augusto pensando o jogo no meio
Sem a bola, Renato ajudava na marcação e tinha a cobertura de Yuri Alberto. Com a bola, ele circulava mais por trás, recebendo a bola de Maycon e pensando para os alas. Renato atuou como típico camisa 8 e não precisava circular uma grande faixa de campo. Maycon apoiava bastante para dar profundidade ao time e ajudar as jogadas de ataque a fluir.

Renato numa faixa atrás do terço final — Foto: Reprodução
Renato numa faixa atrás do terço final — Foto: Reprodução

Mobilidade e inversões de Roger Guedes
O Corinthians atacou com Bidu e Fagner avançados e Renato mais por trás. Roger Guedes e Yuri Alberto tinham muita liberdade para buscar os espaços “entrelinhas” do Galo, sem guardar posição o tempo todo. No primeiro gol, Roger aparece por dentro. No segundo, ele joga mais pelo lado esquerdo.

Apesar de ter chamado Roger de ponta em entrevistas recentes, Luxa já entendia que o camisa 10 corintiano é um segundo atacante que gosta de jogar nesses espaços vazios. A novidade é que o Timão jogou quase com dois extremos de movimentação, já que Yuri fazia esses movimentos. A defesa do Galo não conseguiu acompanhar em nenhum momento.

Roger Guedes busca o espaço “entrelinha” do Galo — Foto: Reprodução
Roger Guedes busca o espaço “entrelinha” do Galo — Foto: Reprodução

O Corinthians renasceu na temporada.

Está fora da zona de rebaixamento do Brasileirão, depende apenas de si para classificar na Libertadores e está a seis jogos do título da Copa do Brasil.

E o começo de tudo é um nó tático de Vanderlei Luxemburgo numa noite épica em Itaquera.

🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧

+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge

50 vídeos
Veja a coletiva de Vanderlei Luxemburgo após Corinthians 2 (3) x (1) Atlético-MG
Gols do dia 31/05/2023’Galo tem que agradecer ao Corinthians por ter sido só 2 a 0′, diz Careca | Voz da Torcida
Ver comentários
Veja também

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.