Bombardeio atinge igreja em Gaza e deixa mortos, diz Hamas
O Ministério do Interior do governo do Hamas afirmou, nesta quinta-feira (19), que muitos deslocados que estavam em uma igreja em Gaza morreram e outros ficaram feridos durante um bombardeio. O grupo terrorista acusa Israel pelo ataque.
Em um comunicado, a pasta assinalou que o bombardeio deixou “muitos mártires e feridos” na igreja greco-ortodoxa de São Porfírio.
Testemunhas afirmaram que o ataque parecia ter como alvo um local próximo da igreja. Questionado pela AFP, o Exército israelense disse que estava verificando as informações.
Há 1 hora
Oito palestinos e um policial israelense morrem em confrontos na Cisjordânia
Oito palestinos e um policial israelense foram mortos em confrontos no campo de refugiados de Nur Shams, na cidade de Tulkarm, na Cisjordânia, disseram o Crescente Vermelho Palestino e a polícia israelense nesta quinta-feira.
Os confrontos ainda ocorriam entre o exército israelense e vários homens armados no campo, disseram testemunhas.
Há 5 horas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
EUA emitem ‘alerta de segurança mundial’ para americanos no exterior por possibilidade de ataques terroristas
Os Estados Unidos emitiram um alerta para que cidadãos americanos no exterior fiquem atentos a possibilidade de ataques terroristas.
O comunicado divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA nesta quinta-feira (19), indica que, devido ao aumento de tensões em diversos locais, cidadãos americanos devem se manter alertas, em especial, quando estiverem próximos a pontos turísticos.
Os EUA temem que seus cidadãos no exterior sejam alvos de violência, em especial durante protestos em frente às embaixadas. Desde esta quarta, o Departamento de Estado tem compartilhado alertas para que americanos redobrem os cuidados nesta sexta-feira (20). Isso porque há protestos marcados para acontecer em pelo menos quatro países: Omã, Iraque, Turquia e Malásia. Leia a reportagem completa.
Há 5 horas
Os caminhões que esperam na fronteira para levar ajuda humanitária a Gaza
Cerca de 20 caminhões carregados com alimentos, água e suprimentos médicos poderão ser autorizados a entrar na Faixa de Gaza nos próximos dias.
A ajuda será entregue pela fronteira do Egito com Gaza após uma negociação entre o presidente norte-americano Joe Biden e o líder egípcio Abdul Fattah al-Sisi.
Israel cortou a eletricidade, a maior parte da água e interrompeu o fornecimento de alimentos e medicamentos a Gaza após um ataque feito pelo Hamas no dia 7 de outubro. Leia a reportagem completa.
Há 5 horas
MTV Europe Music Awards é cancelado em meio à guerra
O MTV Europe Music Awards desse ano foi cancelado dado o risco que o conflito entre Israel e Gaza pode trazer, disseram os organizadores nesta quinta-feira (19). O evento seria realizado em 5 de novembro e em Paris.
A cerimônia de premiação, programada para ser transmitida ao vivo, contaria com grandes nomes, como Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Bad Bunny e Foo Fighters.
“Dado os acontecimentos mundiais, decidimos não realizar o evento por precaução aos milhares de funcionários, membros da equipe, artistas, fãs e parceiros que viajam de todos os cantos do mundo para que a premiação aconteça”, disse um porta-voz em comunicado.
Há 6 horas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ajuda humanitária deve entrar em Gaza pela fronteira com o Egito na sexta, diz imprensa egípcia
A fronteira entre Egito e a Faixa de Gaza, na cidade de Rafah, deve ser aberta na manhã de sexta-feira (20), segundo a mídia estatal egípcia Al-Qahera News.
De acordo com as informações, a passagem será aberta para a entrada de ajuda humanitária em Gaza. O horário da abertura da fronteira não foi informado.
Há 6 horas
Funcionário do governo dos EUA renuncia após Biden anunciar mais apoio militar a Israel
Um funcionário do escritório do Departamento de Estado americano responsável pelo envio global de armamentos renunciou ao cargo na quarta-feira (18) em protesto contra a decisão do governo do presidente Joe Biden de continuar mandando armas para Israel em meio à guerra contra o Hamas.
Em sua carta de demissão, Josh Paul, que trabalhou nos últimos 11 anos no principal órgão de fornecimento e transferência de armas para países parceiros e aliados dos Estados Unidos, afirmou que a “resposta” do governo Biden e do congresso americano ao conflito é uma “reação impulsiva baseada em viés de confirmação, conveniência política, falência intelectual e inércia burocrática”.
Há 6 horas
Ministro da Defesa de Israel diz que tropas invadirão Gaza por terra em breve
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, sugeriu para as tropas reunidas na fronteira com Gaza, nesta quinta-feira (19), que deve haver uma invasão à Gaza por terra em breve.
De acordo com o ministério, Gallant garantiu aos soldados israelenses que eles logo verão o território palestino “de dentro”.
“Agora, vocês veem Gaza à distância, [mas] em breve a verão por dentro. O comando virá”, teria dito.
Há dias, o governo de Israel vem afirmando que está se preparando para um ataque por terra à Gaza.
Há 7 horas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Funcionários da ONU e crianças ficam feridos em bombardeio em Khan Younis
Funcionários da ONU ficam feridos durante bombardeio em Khan Younis, na Faixa de Gaza
Funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) que atuam Faixa de Gaza estão entre os feridos por um bombardeio que atingiu nesta quinta-feira (19) a cidade de Khan Younis, no sul de Gaza.
Imagens de uma ambulância chegando a um hospital da cidade registradas pela agência de notícias Reuters mostraram homens com coletes das Nações Unidas que, segundo a Reuters, trabalham para a ONU no território.
Ainda não há notícias sobre o estado de saúde deles. A ambulância também transportou crianças feridas que, segundo médicos do hospital, fugiram do norte de Gaza com a família após Israel pedir que moradores deixassem a região. O Hamas fala em “vários” mortos.
O brasileiro Hasan Rabee, uma das milhares de pessoas que aguardam em Khan Younis a abertura da fronteira com o Egito, disse que “não existe lugar seguro”.
Há 8 horas
Israel realiza operação na Cisjordânia; Hamas pediu que moradores locais se rebelem contra forças israelenses
Israel ainda realizava uma operação na Cisjordânia na manhã desta quinta-feira (19), onde as tensões têm crescido após o início da guerra no Oriente Médio.
Com isso, já são 68 os mortos nesse território em confronto com militares israelenses desde que o conflito começou.
O grupo terrorista, cujo braço político governa Gaza, não atua formalmente na Cisjordânia, mas sua influência tem crescido no território.
Nesta quinta, o Hamas pediu que moradores da Cisjordânia se rebelem contra forças israelenses – que controlam os pontos de entrada e saída, além de ter bases espalhadas por lá.
Há 9 horas
Ver mais atualizações